Qual é a função do osso esfenoide?

Perguntado por: iferreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Algumas estruturas formadas por tecidos moles, como os nervos cranianos e partes do encéfalo, estão intimamente associadas ao osso esfenoide. A principal função desse osso é permitir a passagem de estruturas neurovasculares para dentro e fora do crânio, através dos seus forames e canais.

O osso frontal forma a testa, a parte superior das fossas oculares ou órbitas, parte da cavidade nasal, e protege a parte frontal do cérebro. Forma um capacete protetor do cérebro. Num recém nascido, há um osso frontal separado de cada lado da cabeça, que se funde antes dos oito anos, formando um osso único e forte.

OBS: percebe-se que alguns ossos podem ter duas classificações simultâneas. Ex: o esfenóide é irregular e pneumático; o frontal é plano e pneumático; a patela é curto e sesamóide.

Segundo FAN; TNG (1998), o osso esfenoide é constituído de quatro partes: o corpo, a asa maior, a asa menor e os processos pterigoides. O corpo é uma parte cuboide que contêm o seio esfenoidal (Figura 1).

crânio

O crânio é a estrutura esquelética da cabeça que sustenta o rosto e protege o cérebro. É subdividido em ossos do neurocrânio e do viscerocrânio.

O osso esfenóide está localizado na porção anterior da base do crânio. Articula- se com todos os ossos do crânio, bem como com os da face e com as estruturas do centro do crânio. Tem a forma irregular e lembra a de uma borboleta.

O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio. O osso etmóide se encontra para trás e abaixo do osso frontal e por diante do osso esfenóide.

6- Pneumáticos: São ossos ocos com cavidades cheias de ar, apresentando baixo peso em relação ao seu volume (ex: maxila e esfenóide). No crânio esses ossos geralmente estão diretamente relacionados aos seios paranasais.

A linha nucal superior define o limite superior do pescoço. Internamente, o osso occipital forma as paredes da fossa posterior do crânio e acomoda o cerebelo. Na base do osso, está o forame magno, estrutura muito importante pois é o local de passagem dos nervos espinhais. Vista externa do osso occipital.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

osso hioide

O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral.

sutura esfenofrontal

Suturas laterais do crânio
A sutura esfenofrontal articula o osso frontal e o osso esfenoide. A sutura esfenoparietal determina o limite entre o osso esfenoide e o osso parietal.

osso esfenoide

O osso esfenoide (do latim sphenoidale) é um osso situado na base do crânio anteriormente aos processos jugular e basilar do osso occipital. Apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas abertas.

Ossos da face: mandíbula

  • Ossos Nasais.
  • Conchas Nasais Inferiores.
  • Ossos Lacrimais.
  • Vômer.
  • Maxilas.
  • Palatinos.
  • Zigomáticos.
  • Mandíbula.

Articulação do Osso Etmoide
O Etmoide articula-se com treze ossos: Frontal (1), Esfenoide (1), Nasais (2), Lacrimais (2), Maxilares (2), Palatinos (2), Conchas Nasais Inferiores (2) e o Vômer (1).

O interior destes ossos conecta-se a um sistema de sacos aéreos, contribuindo para a refrigeração interna do esqueleto, redução da massa corpórea e estabelecendo um sistema unidirecional do fluxo de ar.

Occipital

Occipital: é componente importante para a formação da base do crânio. Possui uma abertura oval, denominada forame magno, onde se comunicará com o canal vertebral. Apresenta porção escamosa (lâmina curvada que se estende posterior ao forame occipital) e a basilar (anterior ao forame occipital e mais espessa).

O osso frontal é um dos ossos do crânio que envolve o cérebro (neurocrânio), e consiste de três partes: Parte escamosa – É a maior parte e envolve a área da fronte (testa). Nela se encontram os seios frontais. Essa parte contém a incisura supraorbitária, os arcos superciliares, a glabela e o processo zigomático.

A mandíbula é o único osso móvel do crânio. Ela sobe e desce durante essas ações para mastigar, ajudar a criar sons e mudar o formato da boca. A mandíbula se conecta ao crânio através da articulação temporomandibular (ATM).

A maioria das articulações do crânio é do tipo fibrosa, apenas uma articulação é sinovial, sendo assim, dos 22 ossos do crânio, apenas um é móvel, a mandíbula. As articulações, ou juntas, do crânio são denominadas suturas e são classificadas como articulações (sinartroses) fibrosas.