Qual é a função do Nucleoide?

Perguntado por: unogueira7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

No nucleoide, são encontrados todos os genes necessários para que a célula seja capaz de realizar suas atividades, ou seja, é nesse local que se encontra a informação genética essencial para a sobrevivência do organismo.

O nucleoide (significa semelhante ao núcleo) é uma região de forma irregular dentro da célula de um procariota que contenha a totalidade ou a maior parte do material genético. Em contraste com o núcleo de uma célula eucariótica, ele não é rodeado por uma membrana nuclear.

células procariontes

Principais características das células procariontes
A principal característica das células procariontes é que seu material genético não está envolto a uma membrana nuclear. Ele fica espalhado pelo citoplasma, em regiões conhecidas como nucleoides, onde fica o DNA circular do tipo cromossômico.

O núcleo celular é um componente exclusivo das células eucariontes que são mais complexas, por tanto, encontradas em animais, vegetais, fungos, protozoários e algas. Nele podemos encontrar o material genético (DNA), que por sua vez é responsável por carregar toda informação genética.

O nucleóide é a região de algumas células procarióticas onde se concentra o material genético. É uma molécula circular de DNA, que se encontra no citoplasma da célula, e não está associado a proteínas. É o nucleóide que determina as características da célula e comanda as suas actividades.

O DNA é uma molécula extremamente importante para os seres vivos e que possui as seguintes funções: Armazenar e transmitir as informações genéticas. Funcionar como molde para a síntese da molécula de RNA.

Ele permite, inclusive, que uma espécie crie resistência antibiótica a partir daquela obtida por outro organismo de espécie diferente. Nesta reprodução, não ocorre a condensação dos cromossomos em função da ausência de processos de mitose.

Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma também possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilamentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto.

Apesar de suas características gerais serem semelhantes, podem ser definidos dois principais tipos de células: as células procariontes e as células eucariontes.

Em organismos eucariontes, a molécula de DNA é encontrada no núcleo celular e nas organelas chamadas de mitocôndrias. Já nos organismos procariontes, esse material está presente de maneira dispersa no citoplasma da célula.

mitocôndrias

O DNA é encontrado nos cromossomos de nossas células e nas nossas mitocôndrias. Nos vegetais, esse material genético é encontrado também no interior dos plastos, como o cloroplasto.

As células eucariontes compõem boa parte dos organismos vivos presentes no planeta, sendo a presença dessas células, juntamente com a captação de energia para sobrevivência, reprodução, evolução e resposta a estímulo, as principais características dos seres vivos.

Funções da cápsula: 1. Impedir que a célula seja fagocitada por células de defesa. 2.

Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna.

Os nucléolos são os responsáveis por produzir os ribossomos, essenciais na síntese de proteínas.

O núcleo é uma região, geralmente, esférica onde está localizado o material genético. Normalmente o núcleo apresenta-se em uma posição centralizada na célula, mas pode assumir uma posição mais periférica, como ocorre nas células adiposas.

A função dos cromossomos é controlar as funções das células. Além disso, eles carregam as informações genéticas de um indivíduo, através dos genes.

Seu material genético está representado pelo nucleóide, molécula de DNA sem histonas, cópias de material genético acessório denominado plasmídeo ou epissomo, que pode ser duplicado em conjunto ou separadamente com o nucleóide, ser incorporado a ele ou preservado separado no citoplasma.

O núcleo é responsável por controlar as funções da célula e armazena toda a informação genética que está presente no organismo. Já nucleoide é a região onde se encontra o DNA do organismo procarionte. Plasmídeo está relacionado a sobrevivência de bactérias, garantindo a vantagem seletiva.