Qual é a função do néfron?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina.

Medula renal é a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pélvis. Ela contém numerosos tubos coletores de urina. Sendo responsável pela filtração da urina, na medula renal humana existem milhares de néfrons que executam essa ação.

rins

ÓRGÃOS E ESTRUTURAS FUNÇÃO RIM Órgão responsável pela produção da urina. Nos rins ocorre o processo de filtração do sangue. Neste processo as substâncias importantes são reabsorvidas pelo nosso sangue para posteriormente serem distribuídas ao nosso organismo.

Néfron nada mais é do que a região funcional dos rins, grande responsável pela formação da urina.

Os rins são formados por estruturas denominadas néfrons, que são responsáveis pela formação da urina através da filtragem de sangue. Os néfrons são estruturas tubulares formadas por uma região dilatada (cápsula renal) que contém um emaranhado de capilares sanguíneos (glomérulo renal).

Esta estrutura é formada por um corpúsculo renal, que compreende o glomérulo e a cápsula de Bowman e, por túbulos renais, que compreende o túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor.

Neurônios (ou células nervosas) são células especializadas que transmitem e recebem sinais elétricos no corpo. Os neurônios são compostos de três partes principais: dendritos, um corpo celular, e um axônio.

Com um formato de uma taça, o corpúsculo renal é dividido em duas partes: a cápsula renal (também chamada de cápsula de Bowman, é uma rede de células epiteliais ao redor do glomérulo) e o glomérulo (uma espécie de capilares arteriais).

O processamento do sangue é realizado pelo nefro, a unidade funcional do rim. O nefro filtra o sangue e depois modifica o filtrado, recuperando água e solutos e eliminando os excretas (principalmente uréia). A urina produzida pelos rins são coletada pelos ureteres e armazenada na bexiga urinária.

Cada rim recebe sangue através de uma ramificação da aorta, denominada artéria renal. O sangue flui da artéria renal até as artérias progressivamente menores, sendo as menores as arteríolas. Das arteríolas, o sangue flui até os glomérulos, que são novelos de vasos sanguíneos microscópicos, denominados capilares.

Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal.

A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.

A urina acumula-se na bexiga à medida que vai chegando dos ureteres. A bexiga aumenta gradualmente de tamanho para acomodar o aumento do volume de urina. Quando a bexiga está cheia, os nervos enviam sinais ao cérebro que transmitem a necessidade de urinar.

Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra. Têm entre 25 a 30 cm de comprimento e cerca de 6 mm de diâmetro.