Qual é a função do mar?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Mais amplamente, o mar — com o artigo definido — é o sistema interconectado de águas dos oceanos, considerado um oceano global ou o conjunto das várias divisões oceânicas principais. Ele modera o clima da Terra e desempenha importante papel nos ciclos hídrico, do carbono e do nitrogênio.

Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não “surge” no mar, ele encontra-se presente nas rochas. Por isso, quando a água do próprio mar desgasta as rochas litorâneas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas.

A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).

O Brasil não tem mar, pois sua costa é banhada inteiramente pelo Oceano Atlântico.

Ou seja: não pertence a ninguém.

E eles podem ser definidos como:

  • Mares fechados, que não tem nenhum contato com os oceanos. Ex: Mar Morto e Cáspio.
  • Mares abertos: que estão ligados aos oceanos, exemplo mar do Caribe.
  • Mares interiores: tem uma conexão com o oceano através dos estreitos, ex: Mar Vermelho e Mar Mediterrâneo.

De acordo com a Organização Hidrográfica Internacional, existem mais de 100 mares no mundo. Todos eles têm a sua própria história.

Não podemos beber a água do mar, pois ela desencadeia desidratação em virtude da quantidade de sais dissolvida.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

Com um nível de salinidade que varia de 33 a 37 partes por mil, o Oceano Atlântico é mais salgado do mundo.

Esse equilíbrio deve-se, essencialmente, a transformações de estados na água. A água é aquecida pelo sol e, assim que atinge uma determinada temperatura, entra no processo de evaporação permitindo que a água deixe o mar. A ação seguinte é conseguida pelos ventos que sopram as nuvens para locais mais frios na terra.

Lua Nova: sol, lua e terra estão alinhados, o sol e a lua estão na mesma direção. A força de atração é somada causando elevação máxima da maré.

Já que o sal não consegue evaporar com a água, nosso planeta vai acumulando essa substância nos mares. Considerando que esse processo se repete por centenas de milhões de anos, a quantidade de cloreto de sódio nos mares é alta, e é exatamente isso o que torna a água do mar salgada.

Entre estes, apenas o Liechtenstein e o Uzbequistão encontram-se rodeados exclusivamente por outros países sem costa marítima.

A ONU já começou um processo para criar um instrumento legal com o qual pode criar áreas protegidas e controlar um pouco mais isso. Atualmente, em águas internacionais, a única regulamentação que existe, o único controle, são as organizações regionais de regulamentação da pesca, como as comissões do atum.