Qual é a função do sensor MAP no motor?

Perguntado por: lzaganelli7 . Última atualização: 26 de maio de 2023
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A função do Sensor MAP é a de informar à unidade de comando a pressão absoluta presente no coletor de admissão cuja pressão é uma medida da carga do motor. Esta informação é utilizada no cálculo da massa de ar admitida e no cálculo do avanço do ponto de ignição.

Quando o sensor de rotação apresenta defeitos, a luz de ignição é acesa no painel. Na grande maioria das vezes, quando este defeito ocorre, o motor tende a não ligar, pois perde a referência da posição de cada pistão, desta forma não consegue calcular a injeção e ignição.

Coloque o sensor MAP numa superfície plana com o sensor virado para cima. Limpe o sensor com um pano e com o Electro Cleaner, tenha cuidado redobrado com as partes mais sensíveis do sensor. Caso necessário, borrife ligeiramente com o spray de limpeza elétrico nas zonas onde não se consegue aceder com um pano.

Como um mau sensor de MAP fará com que uma quantidade errada de ar e combustível seja misturada na câmara de combustão. Às vezes, haverá uma pequena quantidade de ar e combustível misturados lá, enquanto outras vezes, haverá muita mistura entre eles.

Quando há um defeito nesse componente, o condutor recebe um alerta no painel do veículo e é acesa o indicador de problemas na injeção. Porém quando o defeito que a sonda é de circuito aberto, não ocorre a sinalização por meio da luz no painel e isso pode levar a um erro de diagnóstico.

O preço médio de sensor map depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar sensor map por valores entre R$ 66,47 e R$ 371,34.

Nos motores diesel, o sensor MAF serve, sobretudo, para controlar a recirculação dos gases de escape (EGR). O sensor MAP mede a pressão do ar pela deformação de uma membrana com resistências integradas. A pressão varia consoante a posição do acelerador, a velocidade do motor e o funcionamento do turbo.

O sensor MAP desse veículo, ele fica alojado na tampa do cabeçote. É um sensor que não é parafusado, é um sensor simples de 3 pinos sob pressão. Alguns veículos tem o sensor MAP de 4 pinos que tem o sensor de ar integrado, que não é o caso desse sensor.

O objetivo do Sensor MAP é calcular a massa de ar que está entrando no motor, determinando a entrega de combustível necessária para uma combustão perfeita. O mau funcionamento do Sensor MAP pode causar problemas na quantidade de massa de ar admitida, prejudicando também a quantidade de combustível injetada no veículo.

E as causas mais comuns? Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

Os filtros entupidos são as causas mais comuns de marcha lenta irregular. Fazer as manutenções necessárias no filtro de ar e de combustível ajuda a diminuir as chances desta irregularidade ocorrer. Caso seja detectado que está entupido, é necessário fazer a troca do filtro.

Também chamado de sonda lambda, o sensor de oxigênio atua monitorando a mistura de combustível no carro. Seu mau funcionamento pode elevar o gasto com o veículo. Em um automóvel, a combustão gerada pelo motor só funciona com oxigênio e combustível.

Os sensores são conhecidos pela sua capacidade de detectar estímulos físicos, químicos ou biológicos e dar respostas por meio de sinais de advertência. Atualmente, existem sensores para os mais diversos usos, como em portas, leitores de código de barras, elevadores, automóveis, equipamentos médicos, agrícolas, etc.

O sensor MAP tem como principal função informar a central de injeção a pressão no coletor de admissão, ele calcula a quantidade de oxigênio que está entrando na central, para que use a quantidade ideal de combustível que vai precisar usar, caso o sensor pare de funcionar o seu Gol pode travar, morrer com frequência, e ...

Vi que muitos usuários relatam que quando o sensor MAF esta desligado o carro funciona normal e tal, mas quando liga o sensor o carro começa a falhar, não sobe giro, perde potencia....

6 Caso o sensor MAP seja integrado com o sensor de temperatura, ou seja, tenha 4º pino, selecione o multímetro na escala K e com uma das pontas no fio terra meça a resistência que deve estar em torno de 2k a 25ºC.

Geralmente a UCE alimenta o sensor com uma tensão de referência de aproximadamente 5 volts de corrente contínua e o valor do sinal emitido varia entre aproximadamente 0 e 5 volts de acordo com a pressão no coletor.