Qual é a função do lobo parietal?

Perguntado por: ucaldeira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

Ficam atrás das orelhas e são o segundo maior lobo. É responsável por nossa percepção sensorial; sensação de dor; pressão e temperatura.

O lobo occipital é o principal centro de processamento visual. Ele está envolvido na determinação de cores, no reconhecimento facial, na percepção de profundidade, no processamento visuoespacial e até desempenha um papel na formação de memórias.

Parietal. Está localizado atrás do lobo frontal e é responsável pela integração das informações sensoriais. Isso inclui toque, temperatura, pressão e dor. O lobo parietal também desempenha um papel na capacidade da pessoa de avaliar o tamanho, a forma e a distância.

O lobo parietal
Responsável pelo tato, bem como pelas habilidades matemáticas e espaciais (distância e medidas, por exemplo). Uma boa maneira de estimular essa região é com brincadeiras que diferenciem superfícies e texturas, bem como atividades como palavras cruzadas.

A lesão na parte frontal do lobo parietal esquerdo ou direito causa a sensação de dormência e debilita as sensações no lado oposto do corpo. Os indivíduos afetados têm dificuldade em identificar o tipo de sensação e a sua localização (dor, calor, frio ou vibração).

Os sulcos ajudam a delimitar os lobos cerebrais, que recebem o nome de acordo com a sua localização em relação aos ossos do crânio: frontal, temporal, parietal e occipital. Azul: lobo frontal; Amarelo: lobo parietal; Verde: lobo temporal; Vermelho: lobo occipital.

O lobo frontal está associado à atividade motora, articulação da fala, pensamento e planejamento – responsável por cognição e memória.

Lóbulos do Cérebro (Lobos Cerebrais)
O cérebro está dividido em quatro lóbulos com ligações entre si, no centro das fissuras. As denominações de lóbulo frontal, parietal, temporal e occipital, estão associadas aos ossos do crânio. É o maior dos quatro, se estende por trás da testa.

O lobo límbico refere-se a um grupo específico de estruturas anatômicas encontradas na região do córtex no aspecto medial do hemisfério cerebral formando uma margem em torno do corpo caloso. Ele também inclui os giros do cíngulo e parahipocampal.

sistema límbico

O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.

O córtex auditivo é a parte do cérebro que se preocupa com a audição. O que é o córtex auditivo? O córtex auditivo é a parte do cérebro que processa as informações sensoriais na forma de som. Embora a área não seja direta ou totalmente responsável pela audição, ela é essencial para processar e compreender os sons.

Está divido em três partes pelos: Sulco pós-central – paralelo e posterior ao sulco central, divide o lobo parietal numa porção anterior e numa porção posterior.

Diferentemente dos outros lobos, o lobo parietal apresenta um giro e dois lóbulos: Giro Pós-central: localiza-se entre o sulco central e o sulco pós-central. É no giro pós-central que se localiza uma das mais importantes áreas sensitivas do córtex, a área somestésica.

Se for extraída a parte posterior do lobo frontal esquerdo, a fala pode ficar comprometida. “Quando a lobotomia é feita até por volta dos 3 anos de idade, o outro hemisfério do cérebro pode assumir a função da parte extraída, e não haverá seqüelas”, explica Cypel.

É uma neoplasia que surge das células do cérebro, como astrócitos, oligodendrogliócitos (OLIGO), meninges, células ependimárias (que fazem o liquor), etc. As que se originam dos astrócitos, uma célula muito comum no cérebro, e é hoje o tipo de tumor primário cerebral MAIS FREQUENTE e são chamados astrocitomas.

Os ossos parietais se localizam em ambos os lados do neurocrânio, formando grande parte das porções superior e lateral da cabeça. Os parietais têm a forma aproximada de um quadrado e se encontram abaixo do vértice.

o que significa "granulomas calcificados distribuidos pelo parênquima encefálico inespecíficos? São calcificações no cérebro que podem ser cicatrizes de algum processo inflamatório ou infeccioso que ocorreu previamente.