Qual é a função do linfonodo?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático. Existem centenas de gânglios linfáticos em todo o corpo. Cada linfonodo filtra o líquido e substâncias dos vasos que chegam até ele.

O órgão é responsável pela realização de duas importantes atividades. A primeira está relacionada com a produção de macrófagos que, por meio da fagocitose, funciona como um filtro do sangue. A segunda está relacionada com a produção de anticorpos, no qual o corpo está protegido de agentes infecciosos.

As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.

Mas, existem algumas características que diferenciam um aumento benigno de um maligno. Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

O esvaziamento cervical, procedimento em que retiram os linfonodos dessa região, é necessário nos quadros em que o câncer de cabeça e pescoço está (ou tem potencial de estar) em um estágio mais avançado, caracterizando um quadro de metástase.

Geralmente, quando gânglios linfáticos estão inchados e doloridos, isso é uma resposta de seu corpo a infecções ou inflamações. Esta resposta ocorre normalmente, e é um sinal de que o organismo está combatendo doenças. Como, por exemplo. inflamações das vias respiratórias ou da garganta.

Coletar e filtrar o excesso de líquido do corpo, através da linfa, e, depois, transferi-lo para o sangue; Absorver a gordura do intestino e transportar para o sangue, contribuindo para produção de linfócitos e desenvolvimento da imunidade; Transportar e remover resíduos e células “com defeito” do organismo.

Os linfonodos normais são pequenos e podem ser difíceis de serem detectados, mas quando há uma infecção, inflamação ou câncer, os gânglios podem aumentar de tamanho. Os localizados próximos da superfície do corpo, podem aumentar de tamanho e serem sentidos com os dedos, e alguns podem até ser vistos.

O exame mais importante é a biópsia da região afetada. Frequentemente, retira-se um gânglio aumentado, comprometido pelo processo.

Efeitos colaterais da cirurgia dos linfonodos
Assim como em qualquer cirurgia pode ocorrer dor, inchaço, hemorragia, formação de coágulos sanguíneos e infecção.

Os linfonodos ou gânglios linfáticos são órgãos encapsulados constituídos por tecido linfoide e que aparecem espalhados pelo corpo, sempre no trajeto dos vasos linfáticos. São encontrados na axila, virilha, ao longo dos grandes vasos do pescoço e em grande quantidade no tórax e abdômen, especialmente no mesentério.

Medula óssea.
É o tecido esponjoso dentro dos ossos. É onde as novas células sanguíneas (incluindo alguns linfócitos) são produzidas.

Em casos de doenças infecciosas e virais, o tratamento para linfonodos cervicais é feito com o uso de medicamentos sintomáticos e anti-inflamatórios. Às vezes, o uso de antivirais ou de antibióticos, em caso de doenças infecciosas bacterianas, pode ser necessário.

O linfonodo que sofre transformação maligna tende, no início, a apresentar morfologia arredondada, mantendo seus limites com os planos adjacentes. Com a evolução da doença, pode passar a ter bordas boceladas ou espiculadas, perdendo seus limites com os tecidos ao redor.

Linfonodos normais têm menos de 1cm de diâmetro e consistência elástica; são indolores à palpação e móveis em relação às estruturas adjacentes. Alterações desse padrão podem sugerir causas de linfadenopatia.

O inchaço dos gânglios linfáticos (linfadenopatia) é comum quando há uma infecção. Os gânglios linfáticos podem doer quando ficam inchados (linfadenite). Os gânglios linfáticos que estão logo abaixo da pele podem ser mais fáceis de sentir quando ficam inchados, pois ficam maiores.