Qual e a função do jejuno?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Sua principal função é a absorção de nutrientes e de substâncias. Tem, ainda, o papel de secretar substâncias que auxiliam no esvaziamento do estômago, na contração da vesícula biliar, no seu próprio funcionamento motor, além de outras funções.

Porção intermediária do INTESTINO DELGADO, entre o DUODENO e o ÍLEO. Representa cerca de 2/5 da porção restante do intestino delgado após o duodeno.

O jejuno é a parte central do intestino delgado, entre o duodeno e o óleo. Nessa parte que se inicia a absorção, através das vilosidades intestinais, dos nutrientes dos alimentos.

6 a 7 m

Juntos, o jejuno e o íleo têm 6 a 7 m de comprimento. O jejuno representa cerca de dois quintos e o íleo cerca de três quintos da parte intraperitoneal do intestino delgado.

intestino delgado

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.

A artéria mesentérica superior faz a irrigação do jejuno por meio de seus ramos próprios, as jejunais.

Lâmina 36 (jejuno-íleo)
Muscular externa: tecido muscular liso (circular interna e longitudinal externa), plexo mioentérico (Auerbach);

Por exemplo, a sequência de tecidos que constituem o jejuno de um cão, de dentro para fora: mucosa (tecido epitelial), submucosa (tecido conjuntivo + glândulas + vasos sanguíneos), muscular (tecido muscular) e, por fim, se- rosa (tecido conjuntivo + mesotélio).

O intestino delgado faz parte do sistema digestório, tem formato tubular e vai do estômago até o intestino grosso. É composto de três partes: duodeno (logo após o estômago), jejuno (parte central) e íleo (próximo ao intestino grosso).

O duodeno tem função associada à mistura do quimo (alimento que passa por digestão no estômago) com a bile (produzida no fígado) e com o suco pancreático (secreção exócrina do pâncreas).

A principal função do intestino consiste na digestão de alimentos e absorção de nutrientes e água, para manter o corpo nutrido, hidratado e funcionando corretamente.

O tempo médio de permanência no intestino delgado é de sete a nove horas, no intestino grosso de 25 a 30 horas. No entanto, às vezes pode levar muito mais tempo para que os restos indigeríveis sejam excretados como fezes: permanecem no reto entre 30 e 120 horas.

Os órgãos do sistema digestório são responsáveis por garantir a ingestão do alimento, sua digestão, absorção dos nutrientes e a eliminação do que não é necessário para o corpo.

Tirapelli explica que o jejuno é a parte central do intestino delgado e o íleo, a porção final que se comunica com o intestino grosso. E é lá, no intestino delgado, que é absorvida a maior parte dos nutrientes que ingerimos.

Café e bebidas alcoólicas. Fontes de cafeína como bebidas à base de cola, energéticos, café e guaraná têm efeito excitante e laxativo. Já as bebidas alcoólicas podem causar espasmos intestinais, além de aumentar a permeabilidade intestinal e piorar a disbiose intestinal (desequilíbrio entre bactérias boas e ruins).

Jejuno: Porção intermediária do intestino e possui aproximadamente 2,5 m. Íleo: Porção maior e final do intestino e apresenta cerca de 3,5 m.

Dentro do sistema digestivo o intestino delgado é responsável pela fase principal da digestão, que é a absorção dos nutrientes dos alimentos. Sua estrutura começa pelo piloro e se estende até a junção ileocólica. Ele fica próximo ao intestino grosso, dividindo- se em três porções: duodeno, jejuno e íleo.