Qual é a função do hormônio T3 e T4?

Perguntado por: areis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Os hormônios T3 e T4 atuam no metabolismo do nosso corpo, adequando os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea e o tônus muscular. Também atuam na regulação de funções digestórias, reprodutivas, no crescimento e desenvolvimento das crianças e no sistema nervoso.

T4 é a sigla para tiroxina, também chamada de tetraiodotironina. Trata-se de um hormônio que é produzido pela tireóide e que atua na regulação de diferentes processos do corpo humano, como a regulação da pressão arterial e de outros aspectos do metabolismo do paciente.

O que é T3? É um segundo hormônio da tireoide também produzido por sua glândula, além de outros tecidos através da desiodação do T4 (conversão enzimática). Através desse hormônio é possível manter o controle muscular, função e desenvolvimento do cérebro, coração e funções digestivas.

Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.

Estar com o hormônio T4 livre baixo pode causar sintomas como:

  • Fadiga;
  • Sensibilidade ao frio;
  • Ganho de peso;
  • Fraqueza muscular;
  • Pele ressecada;
  • Ritmo cardíaco mais fraco.
  • queda de cabelo e unhas fracas.

A tireoide produz proporcionalmente mais T4 do que T3 (mais de 90% da produção é de T4), porém o T3 é o hormônio mais ativo, pois é cerca de 4x mais potente conferindo a ação mais plena dos hormônios tireoidianos.

Com o aumento da quantidade de T3 e T4 na corrente sanguínea, o hipertireoidismo provoca uma aceleração de todo o organismo. O coração, por exemplo, fica agitado e bate mais rápido, o que favorece episódios de taquicardia.

Valores altos de T4 livre podem indicar hipertireoidismo, câncer de tireoide, tireoidite, bócio e infertilidade feminina; já baixos indicam quadros de hipotireoidismo: nutrição ou tireoidite de Hashimoto (doença autoimune em que o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide).

O T3 e o T4 produzidos pela tireoide são lançados na corrente sanguínea, onde irão atuar diretamente nas células do nosso organismo, ditando o modo como elas irão transformar oxigênio e glicose em energia.

O hormônio T4 está diretamente ligado ao nosso metabolismo, quando existe a condição de hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento. Dessa maneira, quando uma pessoa passa a tomar o Puran T4, o metabolismo volta a funcionar, o que pode fazer com que ela emagreça.

O TSH é o hormônio estimulador da tireoide, uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço. Sua função é produzir os hormônios T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina), que controlam o metabolismo do corpo.

Calcula-se que o T3 e o T4 aumentem em 40% o metabolismo basal, aquele necessário para o organismo manter as funções básicas, como os batimentos cardíacos, a temperatura do corpo, o consumo de oxigênio e o funcionamento dos rins. Há relatos de usuárias que perderam cinco quilos, em média, ao longo de um ano.

Para indivíduos em uso regular de T4 com nível sérico normal de TSH, a terapia combinada pode ser iniciada diminuindo a dose diária de T4 em 12 a 25 mcg, e adicionando T3 2,5 mcg duas vezes ao dia. Para monitorar níveis de pico, o T3 total deve ser avaliado 2 a 4 horas após o uso.

A tireoide tem como função produzir, armazenar e liberar hormônios da circulação sanguínea. Os principais hormônios produzidos pela tireoide são os triiodotironina (T3), tiroxina (T4) e a calcitonina. Esses hormônios controlam o metabolismo e equilíbrio entre todos os sistemas do corpo (homeostase).

No déficit de T3 e T4, o coração diminui o bombeamento de sangue e pode sofrer com uma insuficiência cardíaca.

Os pacientes se queixam de dor na parte anterior e inferior do pescoço, que fica muito sensível ao toque. Sintomas de hipertireoidismo podem ocorrer, como palpitação, tremores, insônia, agitação e sudorese excessiva. Isso porque com a inflamação da tireoide, ocorre “derramamento” dos hormônios tireoidianos no sangue.

4 alimentos que prejudicam a tireoide

  • 1.1 Soja.
  • 1.2 Açúcar e farináceos.
  • 1.3 Óleos vegetais comuns e gordura trans.
  • 1.4 Alimentos industrializados.

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…