Qual é a função do hormônio prolactina?
Qual é a função da prolactina? Além de ter importante papel associado à lactação, a prolactina tem também muitas funções no corpo da mulher. Na gestação, por exemplo, ajuda na produção de leite materno e inibe a liberação de outros hormônios, pois sinaliza ao corpo que há um processo de amamentação.
Qual a função dos hormônios prolactina e ocitocina?
A sucção do bebê na mama estimula a hipófise a liberar os hormônios: a ocitocina atua na contração das células produtoras de leite e auxilia na saída do leite da mama e a prolactina estimula a mama a produzir o leite.
O que faz liberar prolactina?
A prolactina é um hormônio liberado pela porção anterior da hipófise, que se encontra naturalmente elevado durante a gestação e o aleitamento materno e cuja secreção é inibida pelo aumento da dopamina, neurotransmissor associado às emoções.
Quem estimula a prolactina?
O estradiol é o principal estimulante ovariano na secreção de prolactina.
O que causa a falta de prolactina?
A deficiência de prolactina diminui ou suprime a capacidade de a mulher produzir leite após o parto. Uma das causas de uma baixa concentração de prolactina e de deficiência de outros hormônios hipofisários é a síndrome de Sheehan, uma complicação rara do parto.
Quando a prolactina é preocupante?
É importante identificar os valores de normalidade de cada laboratório, pois pode haver uma diferença entre os kits utilizados. Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).
Qual valor preocupante da prolactina?
Apesar da extensa lista de causas de hiperprolactinemia, valores acima de 200 a 250 ng/mL são bastante sugestivos de adenoma hipofisário produtor de prolactina (prolactinoma).
Qual o valor normal de prolactina no sangue?
Medidas e Valores Normais
Na maioria dos laboratórios, o limite superior do normal é de 15-25 ng/mL, ou seja, acima destes valores costumamos dizer que há excesso de Prolactina no sangue (Hiperprolactinemia), cuja causa deve ser investigada.
Qual o remédio para prolactina alta?
Cabertrix® (cabergolina) inibe a produção de prolactina de maneira potente e prolongada. Cabertrix® é uma medicação agonista (que tem a mesma ação) da dopamina, que age na hipófise impedindo que haja produção da prolactina.
O que fazer para baixar a prolactina naturalmente?
Como baixar a prolactina naturalmente? É muito difícil baixar a prolactina de forma natural. Alguns estudos apontam que o suplemento herbal vitex pode ajudar, mas os resultados não são conclusivos. Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina.
Qual é o hormônio da mama?
Os principais hormônios que podem aumentar as mamas são o estrogênio e a progesterona, que são responsáveis pela manutenção do sistema reprodutor feminino.
Como a prolactina age?
A prolactina é um dos hormônios que atuam no organismo da mulher nas etapas do ciclo menstrual. Ela tem importante função de preparar o corpo para a gestação, pois mudanças hormonais podem dificultar a fertilização. Mas como isso acontece? Todos os meses, o organismo da mulher libera um óvulo para que seja fecundado.
O que aumenta o hormônio da prolactina?
Há situações, contudo, em que os níveis de prolactina ideais no corpo são alterados. Os motivos são diversos: estresse, problemas no cérebro ou na hipófise, doenças como a tuberculose ou a cirrose hepática, e remédios diversos, como antidepressivos e para o estômago.
Qual o horário de pico da prolactina?
8) Amamente também durante a madrugada, sempre que ele acordar. É neste período que temos o pico da prolactina, por isso, é fundamental estimular as mamas para manter uma adequada produção de leite.
O que significa prolactina no exame de sangue?
O exame de prolactina é um exame feito para verificar os níveis do hormônio no sangue. Esse exame é muito requisitado durante a gestação, já que o hormônio é responsável pelo desenvolvimento das glândulas mamárias, que são estimuladas para produzir o leite materno.
O que acontece se não tratar a prolactina alta?
Mas nesse público, os níveis de prolactina elevados levam à diminuição progressiva de massa óssea, o que é um importante fator de risco para osteoporose e ganho de peso. Com isso, pouco a pouco, a chamada massa magra (músculos) é substituída por massa gorda (tecido adiposo).
Quando é solicitado o exame de prolactina?
Se a prolactina estiver alta pode apontar para um tumor na hipófise. Nesse caso o profissional que estiver acompanhando o caso poderá solicitar o exame a cada seis meses, durante dois anos, para verificar o desenvolvimento do hormônio.
Qual o melhor dia para fazer o exame de prolactina?
Indicações: avaliação de ciclos anovulatórios, nos quais não ocorre a formação do corpo lúteo e, portanto, os níveis de progesterona permanecem baixos durante todo o ciclo. Período para coleta: na fase lútea, uma semana antes da próxima menstruação, idealmente, no 21o dia se a mulher apresentar ciclos de 28 dias.