Qual é a função do gás carbônico?

Perguntado por: agois . Última atualização: 5 de abril de 2023
3.9 / 5 3 votos

O gás carbônico faz parte dos chamados gases de efeito estufa. Esses são responsáveis por garantirem que a Terra permaneça aquecida e, consequentemente, que a vida exista nela. Como sabemos, a radiação solar incide em nosso planeta, sendo parte dela refletida de volta para o espaço e outra parte absorvida por ele.

A grande maioria dos seres vivos necessita do oxigênio para realizar o metabolismo celular e precisa eliminar o gás carbônico (dióxido de carbono) resultante desse processo. A essa troca desses gases damos o nome de respiração.

O gás carbônico é incolor, inodoro e mais pesado que o ar, sendo de difícil detecção no ambiente, pois não apresenta cheiro ou sabor. Em alta concentração na atmosfera, ele constitui-se como um dos principais gases formadores do efeito estufa.

Impactos do excesso de dióxido de carbono (CO2)
Aumento da poluição; Extinção de espécies; Propagação de doenças e problemas de saúde provocados pelas alterações climáticas; Intensificação de fenômenos ambientais como tsunamis, furacões, enchentes e etc.

O dióxido de carbono é produzido durante a respiração celular e durante a decomposição de matéria orgânica pelos decompositores, sendo utilizado durante a fotossíntese, processos fundamentais para o ciclo do carbono.

O oxigênio liberado na fotossíntese é utilizado em diferentes processos, tais como a respiração dos seres vivos, combustão (queima) e decomposição. Nessas reações, o oxigênio é utilizado e há liberação de gás carbônico, devolvendo assim o oxigênio à atmosfera.

O gás carbônico é um dos ingredientes essenciais para que a fotossíntese ocorra. Afinal, o carbono presente no gás carbônico será fixado para formar moléculas orgânicas energéticas como a glicose. Desta maneira, quando aumentamos a concentração de gás carbônico, há um aumento das taxas de fotossíntese.

No interior dos pulmões encontram-se os alvéolos pulmonares, onde o gás oxigênio do ar inspirado difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar. Este processo recebe o nome de "hematose".

oxigênio

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.

O oxigênio liberado pelos organismos fotossintetizantes será utilizado em diferentes processos. Um desses processos é a respiração celular, realizada por grande parte dos organismos vivos. Nesse processo, utiliza-se oxigênio na produção de energia e libera-se gás carbônico.

Gás carbônico é um composto químico formado por dois átomos de oxigênio e um de carbono. Sua forma química, portanto, é representada por CO2. Também chamado de dióxido de carbono ou anidrido carbônico, ele existe na atmosfera principalmente por causa da respiração.

Quando expelidas em grandes quantidades, as partículas mais grossas ficam retidas no nariz e garganta, podendo provocar incomodo, irritação nos olhos, narinas, além de facilitar a instalação de doenças no organismo como: gripe, renite alérgica, bronquite alérgica a poeira e asma.

O processo que costumamos chamar de respiração, o de trocas gasosas entre o corpo e o meio externo, é corretamente chamado de ventilação. Através da ventilação inspiramos ar rico em oxigênio e expiramos o gás carbônico produzido em nossas células durante o processo de obtenção de energia.

O principal problema causado pelo excesso de gás carbônico no planeta já é bem conhecido. O CO2 retêm calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura.

O alto nível de gás carbônico pode causar dor de cabeça, problemas na vista e uma sensação geral de cansaço, acrescenta a pesquisa, feita pela universidade e pela empresa de consultoria KPMG.