Qual é a função do éter?

Perguntado por: spaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

O éter, do grupo funcional dos éteres, tem a capacidade de dissolver substâncias. Assim, é utilizado em laboratórios como um solvente na extração de gorduras e também para dissolver graxas e tintas. O éter dietílico (etoxietano, de acordo com a nomenclatura oficial), por exemplo, é conhecido pela maioria das pessoas.

A produção do éter etílico se deu a partir da reação de desidratação do álcool etílico sob a ação do ácido sulfúrico. O éter etílico trata-se de um líquido incolor extremamente inflamável e bastante volátil, apresentando uma temperatura de ebulição igual a 34,6 °C.

Com isso, você precisa recordar que o éter é caracterizado por um átomo de oxigênio localizado no meio de dois radicais orgânicos. Isso significa que haverá apenas um oxigênio na fórmula molecular, e ele deve estar no meio da cadeia carbônica — a nomenclatura aparece com um “oxi” no meio, ou a palavra “éter” no começo.

Os físicos acreditavam na existência do éter, uma substância invisível e desconhecida, que preencheria todos os espaços onde não houvesse matéria. Essa hipótese era importante para explicar fenômenos físicos.

Esse composto foi descoberto em 1540 pelo botânico alemão Valerius Cordus (1515-1544), quando ele submeteu o álcool etílico à ação do ácido sulfúrico. E em 1842 passou a ser utilizado nos Estados Unidos como anestésico.

Os compostos do grupo éter estão presentes também em muitos produtos naturais, como o eugenol, presente no cravo-da-índia, a vanilina, principal componente da essência ou aroma de baunilha e que está presente nas vagens secas da orquídea Vanilla planifolia, e a hipofilantina, principal componente do chá de quebra-pedra ...

Visto que o etoxietano é o melhor solvente para extrair a cocaína das folhas de coca, a comercialização desse éter é controlada. O etoxietano é também considerado o principal éter, sendo conhecido também como éter comum, éter dietílico ou éter etílico. Esse éter era muito usado com analgésico em cirurgias.

Significado de Éter
substantivo masculino Fluido hipotético, imponderável, elástico, que se considerava como o agente de transmissão da luz e da eletricidade. [Química] Composto resultante da combinação de um álcool com um ácido ou um álcool, com eliminação de água.

Os ésteres são substâncias bem comuns na natureza e são encontrados em óleos e gorduras, em essência de frutas, de madeira e de flores, em ceras como a de carnaúba e a de abelhas, em fosfatídeos como os presentes no ovo e no cérebro.

Uma das mais comuns é éteres o éter dietílico, o qual é utilizado como um anestésico e um fármaco. Éteres são geralmente incolores, líquidos de cheiro doce.

Éter e éster não são a mesma coisa. Enquanto o éster é representado por R — COO — R' e é formado pela reação entre um álcool e um ácido carboxílico, os éteres são representados por R — O — R', caracterizando uma cadeia heterogênea, com presença de oxigênio.

É um líquido de baixa viscosidade, incolor e muito inflamável. Em contacto com o ar auto-oxida-se, formando peróxidos que são muitíssimo explosivos, pelo que se recomenda que seja guardado em frascos de cor castanha ou topázio. O éter dietílico usa-se como dissolvente de gorduras, óleos, resinas e alcaloides.

De acordo com a tradição grega, essa substância não existiria na terra, diferentemente dos outros quatro elementos – terra, água, ar e fogo. O éter, que em grego significa “ar puro”, existiria apenas no espaço e seria o elemento principal na composição do sol.

Para os antigos gregos o éter era um quinto elemento que formava uma esfera celestial fora da Terra. Esse elemento, segundo a teoria grega antiga, era diferente dos elementos encontrados na Terra (ar, água, fogo e terra), isso porque seria algo mais magnífico e grandioso do que o ar que respiramos.

Em outras palavras, a luz viajava por um espaço preenchido por uma substância. Essa substância que preencheria todo o espaço, cuja existência foi teorizada, recebeu o nome de Éter.