Qual é a função do ensino?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Nesse sentido, a escola, enquanto enquanto instituição formadora, também desempenha o papel de: Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo.

Os quatro pilares da educação são formados por: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.

Conheça três diferentes tipos de educação

  • Educação formal. Basicamente, a educação formal é aquela em que se usa o modelo tradicional de ensino aplicado, durante muito tempo, em escolas e universidades. ...
  • Educação não formal. ...
  • Educação informal.

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

O significado etimológico do verbo “ensinar” (do latim popular insignare) é indicar. Fazer sinal (signum facere) ou apontar numa direção. Ensinar é, tecnicamente falando, uma atividade polimorfa. O que, literalmente, significa que pode tomar várias formas diferentes.

Nesta etapa da educação são difundidos os valores sociais, os direitos e os deveres dos cidadãos, bem como a noção de respeito ao bem comum e à ordem democrática. É no ensino fundamental também que os estudantes são incentivados à ter iniciativa, a desenvolver sua autonomia e várias outras coisas.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida.

“A escola tem a importante função de socializar as crianças e jovens e, por isso, não pode ser substituída pelo ensino individualizado, longe do convívio com outras crianças, jovens e adultos”, analisa.

O papel da educação é socializar os indivíduos e manter a sociedade suavizada e permanecer estável. Há seis funções manifestas de educação, como socialização, controle social, colocação social, transmissão da cultura, promoção da integração social e política e como agente de mudança.

Educação é um processo de humanização das pessoas, através do qual acontece a socialização da cultura, dos saberes e dos conhecimentos considerados como socialmente relevantes, de uma sociedade. Ela deve ser, acima de tudo, um despertar da autoconsciência para a transformação da sociedade e de seus membros.”

A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.

Art. 1o A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.