Qual e a função do eletromagnetismo?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Eletromagnetismo é a área da física que estuda os fenômenos relacionados à eletricidade e ao magnetismo de forma unificada. Ele utiliza como base o conceito de campo eletromagnético, descrevendo a relação entre os dois campos em separados, bem como combinando-os.

O eletromagnetismo está presente em praticamente tudo em que fazemos. Na vida moderna, por exemplo, quando as pessoas falam ao telefone celular, esse aparelho emite uma onda eletromagnética. O mesmo processo ocorre com o forno de micro-ondas, que emite ondas eletromagnéticas.

O nascimento do eletromagnetismo se deu no século XIX, com a clássica experiência do físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1771-1851). Em 1820, ele verificou que, ao colocar um bussola sob um fio onde passava uma corrente elétrica, verificava-se um desvio na agulha dessa bussola.

De modo análogo, a teoria clássica que chamamos de Eletromagnetismo é estruturada por quatro leis: lei de Gauss para a Eletricidade (que inclui a lei de Coulomb), lei de Gauss para o Magnetismo, lei de Ampère-Maxwell e lei de Faraday-Lenz.

O campo magnético é resultado da movimentação de cargas elétricas, como no caso de um fio que conduz corrente elétrica ou até mesmo na oscilação de partículas subatômicas, como os elétrons.

O eletromagnetismo é um campo de estudo da Física que relaciona a área da eletricidade à área do magnetismo e investiga seus fenômenos de maneira unificada. O eletromagnetismo explica fenômenos como, por exemplo, o campo magnético da Terra.

Ondas eletromagnéticas são formadas pela oscilação dos campos elétrico e magnético, são transversais, tridimensionais e propagam-se pelo vácuo. São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

Significado de Eletromagnético
adjetivo Que apresenta ao mesmo tempo fenômenos magnéticos e elétricos.

Nós podemos falar de duas grandes divisões do eletromagnetismo, primeiramente a ciência da eletricidade e ela esta intimamente ligada ao conceito de carga elétrica. Podemos também falar da ciência do magnetismo.

Existiu uma época em que os fenômenos magnéticos e elétricos eram vistos como excludentes, sem relação alguma. Foi, então, que um homem dinamarquês chamado Hans Christian Oersted realizou um experimento que mudou o mundo da ciência.

O eletromagnetismo é a parte da Física que estuda a eletricidade e o magnetismo, bem como as relações estabelecidas entre eles. Eletromagnetismo é a parte da Física que relaciona a eletricidade e o magnetismo.

Foi graças à sua descoberta que foi possível o conhecimento sobre a indução magnética, fator de enfoque para a construção dos primeiros motores elétricos, impulsionando a era industrial do planeta. Ainda que invisíveis, as chamadas ondas eletromagnéticas estão presentes onde quer que seja e fazem o mundo funcionar.

São exemplos: o rádio, a televisão, o celular, o micro-ondas, o controle remoto, a internet sem fios, o bluetooth, etc.

Raios gama

Raios gama: são as ondas eletromagnéticas de maior frequência em todo o espectro eletromagnético, podem ser obtidas em reações nucleares e durante a aniquilação de pares (quando há contato entre matéria e antimatéria).

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

Radiação constituída por ondas eletromagnéticas, incluindo ondas de rádio, infravermelho, luz visível, raios ultravioleta, raios-x e raios gama.

A eletricidade é um ramo da Física que se divide em três partes: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

Graças aos estudos do eletromagnetismo, foi possível criar equipamentos indispensáveis para a vida contemporânea, como os motores elétricos, transformadores de tensão, forno micro-ondas, antenas de transmissão de dados e os cartões magnéticos.

Com esse processo de geração de luz e energia, temos acesso à fundamentais formas de energia que impactam o modo como vivemos, como acender uma lâmpada, esquentar água, ter equipamentos que funcionam por meio de correntes elétricas, entre outros.

Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética, afirma que a variação no fluxo de campo magnético através de materiais condutores induz o surgimento de uma corrente elétrica. O fenômeno da indução eletromagnética foi descoberto pelo físico e químico britânico Michael Faraday em 1831.