Qual é a função do ducto ejaculatório?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os ductos ejaculatórios são a porção final dos ductos deferentes que atravessam a próstata para conduzir os espermatozoides e o líquido seminal na uretra prostática de onde serão ejaculados.

Os ductos deferentes são dois tubos que saem um de cada testículo e passam pelo abdome, contornando a bexiga até fundirem-se ao ducto das glândulas seminais, compondo o ducto ejaculatório, que desemboca na uretra.

Além disso, possui cerca de 30 ductos que se abrem nos seios prostáticos, na parte prostática da uretra.

substantivo masculino O que utiliza para ligar uma coisa a outra; duto, canal, conduto. [Anatomia] Tubo através do qual certos líquidos e matérias orgânicas escoam. [Construção] Tubulação que se destina ao transporte de líquidos, gases etc.

Responsáveis pela secreção de frutose e de um agente de coagulação, formam parte do ducto ejaculatório. Formados pela união dos ductos deferentes e das vesículas seminais, desembocam na uretra prostática.

Os epidídimos são tubos enovelados, localizados na margem posterior dos testículos. Sua função é armazenar os espermatozoides enquanto eles amadurecem e desenvolvem motilidade. De um lado, os epidídimos estão ligados aos testículos, do outro, eles continuam com os ductos deferentes.

Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal.

Reconhecemos como órgãos internos pertencentes ao sistema reprodutor masculino: o testículo, o epidídimo, o ducto deferente, ducto ejaculatório e a uretra, além das glândulas acessórias. Essas glândulas são responsáveis por produzir secreções que, junto com os espermatozoides, formam o sêmen.

É um fino tubo, par, que penetra pela face posterior da próstata atravessando seu parênquima para ir se abrir, por um pequeno orifício, no colículo seminal da uretra prostática, ao lado do forame do utrículo prostático.

Ducto Coletor: responsável por conduzir a urina produzida até o ureter.

Situa-se posteriormente ao testículo, no interior do saco escrotal. Quando os gametas masculinos saem da rede testicular, através de 10 a 20 túbulos curtos, conhecidos como ductos deferentes, estes acabam fundindo-se com o epidídimo. Esta estrutura pode ser dividida em três partes: cabeça, corpo e cauda.

A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.

Portanto, em situações normais, os testículos mexem-se muito pouco dentro da bolsa escrotal e a torção do cordão espermático não é algo esperado. Para que haja torção, é preciso que alguma das estruturas que mantêm os testículos “presos” estejam comprometidas.

O músculo cremaster age contraindo-se para aproximar os testículos do tronco, para aquecê-los, ou relaxando e afastando os testículos para resfriá-los. Este mecanismo de contração e relaxamento provoca uma visível movimentação dos testículos e ocorre de forma involuntária.

testículos

Os espermatozoides são produzidos continuamente nos testículos. Após a produção, os espermatozoides são estocados em um conjunto de canais tortuosos e muito finos, localizados atrás dos testículos, chamado “epidídimo”.

Os ductos coletores apresentam três distribuições topográficas distintas: um ducto coletor cortical, um ducto coletor medular externo e um segmento medular interno. As duas porções da alça de Henle, que são retilíneas, encontram-se na zona medular do rim.

rins

ÓRGÃOS E ESTRUTURAS FUNÇÃO RIM Órgão responsável pela produção da urina. Nos rins ocorre o processo de filtração do sangue. Neste processo as substâncias importantes são reabsorvidas pelo nosso sangue para posteriormente serem distribuídas ao nosso organismo.