Qual é a função do conflito?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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O conflito permite: Descobrir o que há a fazer. Descobrir onde estou e expressá-lo ao outro. Encontrar uma solução nova que possa satisfazer as necessidades das duas partes.

Gestão de conflitos é uma área ligada à gestão empresarial, que se responsabiliza pela conciliação entre duas ou mais partes com interesses opostos, a fim de alcançar uma solução vantajosa para todos os envolvidos.

Conceito de conflito
Conforme Berg (2012), a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias.

Um conflito surge em qualquer situação onde as pessoas apresentam comportamentos, prioridades, ideias, valores, metas, interesses ou sentimentos incompatíveis.

O conflito ocorre sempre que partes interdependentes percebem os objetivos como incompatíveis. Crenças e valores diferentes podem gerar o desconhecimento das necessidades do outro. Esse comportamento passa a desfavorecer habilidades para trabalhar em equipe e afetar assim o ambiente de trabalho, o qual se torna tenso.

A palavra conflito, conforme definição do dicionário, pode ser entendida como a “oposição mútua entre as partes que disputam o mesmo direito, competência ou atribuição”. Dessa forma, sempre que houver dois interesses distintos, de pessoas distintas e que não coincidam, estaremos diante de uma situação de conflito.

Os conflitos podem ser intrapessoal (conflito interno), interpessoal (conflito entre pessoas), intragrupal (conflito dentro do grupo) ou intergrupal (conflito entre grupos).

Podemos dizer que um conflito é uma situação em que duas pessoas ou partes não concordam com uma opinião comum. Em outras palavras, o conflito surge principalmente por causa das diferenças de opiniões ou perspectivas. Isso significa que um conflito pode ser definido como a própria diferença de opiniões em si.

As 4 etapas da gestão de conflitos

  1. 1 – Apure todos os fatos. Não há como fazer uma boa gestão de conflitos sem apurar todos os fatos inerentes à situação conflituosa. ...
  2. 2 – Encontre um meio termo para negociação. ...
  3. 3 – Implemente a resolução do conflito. ...
  4. 4 – Acompanhamento dos resultados.

Os quatro níveis de conflito são:

  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Intragrupo;
  • Intergrupo.

Um conflito é uma interrupção, mesmo que momentânea, na busco do protagonista por seus desejos e sonhos. Um dilema, um problema ou um desafio, qualquer um desses pode dificultar a trajetória do personagem e criar situações envolventes para o leitor.

O processo do conflito
É um processo característico do ser humano pois o mesmo dificilmente possui iguais objetivos e essa diferença faz com que o conflito exista. Ele nasce da diferença de ideias, quando um indivíduo percebe que alguém pode afetá-lo de alguma forma significativa.

A ocorrência frequente de conflitos pode conduzir à prática de assédio moral ou até mesmo a sabotagem de um colaborador pelo outro, o que aumenta o risco de processos judiciais contra a empresa e seus gestores.

Os conflitos, como visto, não são situações agradáveis para as partes. O gasto de energia pode se converter também em excesso de estresse, desgaste emocional, além de problemas que afetam a autoestima e a saúde mental de quem se envolveu em uma discussão.

Luta; oposição; disputa.

Segundo o senso comum, a palavra “conflito” tem vários significados: desentendimento, incompatibilidade, desavença, briga, luta, combate, embate, contenda, enfrentamento, choque, etc. Os melhores dicionários definem o conflito como o ato, estado ou efeito de duas pessoas divergirem muito.