Qual é a função do caule da árvore?

Perguntado por: icosta5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.

O caule é a parte que deixa a planta em pé e o seu trabalho é levar os nutrientes que a raiz sugou e repartir pela plantinha toda. As folhas são responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas, elas realizam a fotossíntese. A flor deixa as plantinhas mais bonitas e cheirosas!

Além de sustentar as folhas, o caule eleva as estruturas reprodutivas (flores e frutos), promovendo maior eficiência na dispersão dos grãos de pólen e também dos frutos. Além das duas funções principais associadas ao caule (condução e suporte), esse órgão está relacionado a outros processos fundamentais.

A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. Caule: O caule é o tronco das árvores.

O caule de uma planta tem muita utilidade para o ser humano. Eles podem ser usados como fonte de nutrientes, o bambu (Incluindo todos os caules)pode ser utilizado para construir casas e abrigos para animais.

Características do caule
O caule é composto por um corpo dividido em nós e entrenós. Possui Presença de folhas e botões vegetais. Geralmente os caules são aclorofilados (exceto caules herbáceos) e em geral aéreos (exceto bulbos e rizomas), normalmente têm geotropismo negativo e fototropismo positivo.

As estruturas principais do caule são: as gemas, a zona de alongamento, os nós e os entrenós. As gemas são as responsáveis por dar origem para os novos ramos, folhas e flores. Elas ficam localizadas no ponto mais alto ou nas laterais dos ramos.

Os frutos desempenham uma função estratégica nas plantas, sendo exclusivo das Angiospermas. Entre a polinização das flores e a maturação das sementes, o fruto funciona como um arcabouço que reveste e protege o óvulo polinizado.

A folha é o órgão da planta responsável pela captação de luz e sua conversão em energia química para produção de matéria orgânica, processo conhecido pela fotossíntese.

Frutos são estruturas desenvolvidas a partir do ovário da flor, estão presentes somente nas angiospermas. Aqueles que se desenvolvem do ovário não fecundado são classificados como partenocárpicos, tendo a banana como um exemplo típico.

Externamente, a raiz distingue-se do caule por não apresentar nós e internós, nem gemas laterais ou folhas, salvo poucas exceções como, por exemplo, as raízes gemíferas (raízes subterrâneas superficiais que apresentam gemas, capazes de regenerar a parte aérea).

Eles são classificados em rizomas, tubérculos e bulbos. Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas, como o gengibre e a samambaia.

A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. Assim, a flor é responsável pela reprodução das plantas.

O oxigênio é absorvido através dos estômatos e também é por meio deles que elas perdem água. Porém, isso não acontece na forma líquida, mas sim na de vapor. Existem estômatos espalhados por todo o corpo da planta. Ou seja, assim como a respiração, a transpiração vegetal também ocorre em toda a superfície.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE. AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS E, ASSIM COMO AS PESSOAS, ELAS TAMBÉM NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM. A DIFERENÇA É QUE ELAS NÃO SÃO HUMANOS, SÃO VEGETAIS.

RAIZ: nas plantas terrestres, a raiz é responsável por fixá-las ao solo. Ela também retira do solo a água, os sais minerais e outras substâncias necessárias para o desenvolvimento da planta.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, organelas presentes em todas as partes da planta. Pigmentos são substâncias que captam a luz, como as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas, sendo a principal delas a clorofila a. Diferentemente da maioria das demais organelas, os cloroplastos apresentam DNA próprio.