Qual é a função do capacitor na máquina de lavar?

Perguntado por: ddiniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O Capacitor para Máquina de Lavar tem a função de auxiliar a partida do motor na lavagem e na centrifugação, proporcionando o torque necessário para o motor executar a sua função.

O principal objetivo do capacitor de partida é aumentar o torque de partida do motor.

Os capacitores podem ter um curto-circuito, um circuito aberto ou deteriorar-se a ponto de serem substituídos. A deterioração também pode alterar o valor de um capacitor, o que pode causar problemas adicionais. Quando um capacitor entra em curto-circuito, o enrolamento no motor pode queimar.

Teste de curto circuito
2º passo: Utilizando a escala de continuidade do multímetro, coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor, se der continuidade quer dizer que o capacitor esta em curto circuito interno implicando que o capacitor esta danificado.

Podemos dizer que o tempo máximo é de uns 3 ou 4 anos. Se tem aparelhos eletrônicos que pretende deixar fora de uso, pense no armazenamento em lugar fresco e seco e ligue-os periodicamente.

Conforme mencionamos, os capacitores servem principalmente para armazenar cargas elétricas. Eles também são aplicáveis a circuitos alimentados por correntes elétricas alternadas, quando se deseja a formação de uma corrente elétrica contínua, no caso de eletrodomésticos como máquinas de lavar e geladeiras.

O calor excessivo provocado pelo superaquecimento é uma das principais causas de falha, e o principal prejuízo é o desgaste prematuro do motor e de seus componentes mecânicos, que podem levar à falha permanente. Uma das alternativas para evitar esse problema é o monitoramento constante da temperatura do ativo.

Como funciona um Capacitor? Quando a corrente elétrica percorre o capacitor, uma tensão é aplicada entre as placas condutoras, sendo que um lado armazenará cargas positivas e outro lado armazenará cargas negativas, um campo elétrico será gerado dentro capacitor e será este o responsável pelo armazenamento das cargas.

O Capacitor Estraga? Sim, ele pode estragar em dois casos mais comuns: Quando há muita variação na corrente elétrica; Quando ele não tem capacitância o suficiente.

Isso acontece por causa do desgaste natural de uso! Além disso, ainda tem as condições adversas da instalação. E dentre elas podemos citar: sobretensão, temperatura do ambiente, harmônicas e sobrecorrente. Quanto mais tempo o capacitor ficar exposto às condições adversas, menor será o seu tempo de vida útil.

Não ocorrerá mais a queima de unidades capacitivas até que o sistema entre em ressonância novamente, fato este que poderá ocorrer na troca do capacitor queimado. Neste caso, é fundamental um estudo para verificar se será necessária a instalação de indutores de dissintonia (bloqueadores de harmônicas).

No entanto, por motivos diversos, este isolante pode perder suas propriedades deixando passar a corrente entre as placas. Quando isso ocorre, a resistência entre as placas, que deve ser muito alta, cai para valores baixíssimos representando um curto-circuito. Dizemos, nestas condições, que o capacitor entrou em curto.

O capacitor de partida é aplicado em motores monofásicos para criar a diferença de fase necessária entre os campos, ou seja, criar um conjugado de partida, pois o capacitor adianta a corrente da tensão em 90°.

A maioria dos multímetros digitais usa um símbolo similar a —|(— que representa a capacitância.

Se a capacitância for maior do que a do capacitor original, o ventilador aumentará sua velocidade, porém o motor poderá não suportar um funcionamento por um período mais longo e o superaquecimento terminará por causar um curto-circuito e até mesmo um incêndio em sua residência.

Na prática, sempre haverá um tempo de carregamento finito, pois a resistência dos elementos que compõem um circuito – como a resistência interna da bateria e dos fios – influi na constante de tempo.

Quando o capacitor está carregando ou descarregando existe um valor variável de corrente elétrica. Mas, como entre as placas do capacitor existe um material dielétrico, essa energia não passa de um aplaca para outra, ficando assim, armazenada.