Qual é a função do blush?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Mas afinal, para que serve o blush? Apesar de simples, a função do produto faz toda a diferença no resultado final da make: realçar as cores das maçãs do rosto, deixando a pele corada e com aspecto saudável.

Mulher: Região malar ( “Bochecha” ) proeminente, mas sem exageros (zigomático discretamente proeminente dando continuidade ao malar). É o famoso efeito “blush”, que consiste em uma depressão formada pelas proeminências do malar e da mandíbula; Mandíbula bem delimitada com ângulo tendendo ao reto.

Bronzer deixa a make mais natural e iluminada
Marrom ou puxado para o dourado, esse produtinho é ideal para quem não gosta do efeito rosado nas maçãs do rosto e quer uma alternativa ao blush para não abrir mão do toque corado que completa a make.

O blush é responsável por trazer cor e um ar saudável para a maquiagem, com ele conseguimos dar um efeito corado natural para nossa pele ou até mesmo criar um contorno. Mas você sabia que o produto é multifuncional? Sim, há quem ame usar o blush como sombra.

O pó facial translúcido apresenta uma textura leve e sem cor. Ele tem função matificante e faz com que a maquiagem fique mais seca, retirando o brilho extremo da pele. Além disso, ele pode ser utilizado como um truque na maquiagem, matificando outras partes da make fora da pele.

O que muda entre os tipos é a forma de armazenamento do produto e como é sua textura. Aplicação: depende do formato do seu rosto e também da quantidade de cor que deseja adicionar à parte central da maquiagem (bochechas e maçãs).

Peles claras
As pessoas mais branquinhas tendem a ter uma aparência corada e as bochechas levemente avermelhadas, certo? Por isso, na hora de escolher a cor para blush devem preferir tons de pêssego — item coringa que já falamos acima — e de cereja, que darão um aspecto mais natural.

O blush é para colorir sua bochecha; Já o iluminador destaca pontos de luz no rosto. Isso inclui as maçãs do rosto, o nariz e a testa.

“Para dar o efeito natural, passe o blush exatamente onde o sol bate mais: nas bochechas e topo do nariz. O que sobrar no pincel, aplique no rosto todo, esfumando bem”, indica a maquiadora Paty Hadich, do salão Marcos Proença.

Mas, afinal, de quanto em quanto tempo esses produtos realmente precisam ser trocados? Segundo os fabricantes, para máscara de cílios, gloss e delineador, o prazo é de 6 meses; já para base, corretivo e produtos cremosos, 12 meses; pó compacto, blushes e iluminadores, 18 meses; sombras e batons, 36 meses.

Com o filtro solar já sequinho no seu rosto, você pode iniciar a etapa da maquiagem com um primer. A partir daí, a sequência padrão seria: base – corretivo – pó – iluminador – blush.

Você ainda pode finalizar aplicando um pouco de blush na região da testa, logo abaixo da raiz do cabelo – ótima dica para quem quer fazer a testa parecer menor. E para um efeito ainda mais natural, esta técnica casa muito bem com o blush cremoso, que pode ser encontrado em potinhos ou bastão.

Mulheres de pele bem clara devem optar por tons rosados.
"Para quem tem a pele branca amarelada, o ideal é usar o blush em tons de rosa para quebrar o fundo amarelo da rosto", explica Adriana.

Se busca um efeito mais natural, com cara de “tomei sol”, o ideal é ir nos tons de pêssego ou coral. Já os mais puxados para o cereja são perfeitos para um arzinho de saúde. Peles amareladas têm o fundo mais quente, então é bem legal seguir por opções terrosas, mais puxadas para o bronze ou para o rosa.

Hidratar é indispensável para conquistar make intacta
O primeiro passo para garantir que o blush seja realmente fixado na pele é investir na hidratação potente antes de começar a maquiagem. A pele oleosa, seca ou craquelada não vai absorver os produtos de make e a produção vai por água abaixo poucas horas depois.

  1. Escolha o tom rosadinho que for mais compatível com a sua pele.
  2. Não tenha medo de aplicar o blush no centro das bochechas.
  3. Quanto mais esfumar o blush, melhor!
  4. Iluminador ajuda a suavizar e destacar o blush nas bochechas.
  5. Passe um pouco de blush na ponta do nariz.

Como contorno
Esse é um truque super legal, que evita que você tenha de usar dezenas de produtos para criar a make perfeita. Para conseguir o efeito desejado, aplique o produto com um pincel de blush nas linhas de contorno do rosto, no côncavo das bochechas, têmporas e maxilar.

Sombras peroladas ou cintilantes já são clássicas para iluminar o cantinho interno dos olhos, mas elas também são grandes aliadas na hora de iluminar as maçãs do rosto, nariz, arco do cupido e queixo - áreas mais comuns onde o iluminador é usado.

Tons de bege e aquele rosa antigo aproximado do queimado também são outras escolhas perfeitas para turbinar a beleza de um jeito básico. Tanto essas cores quanto o marrom atendem bem essa finalidade porque se aproximam do tom natural da pálpebra, deixando longe o ar artificial.

Anote as dicas passadas pela Vogue Austrália:

  • Primer. Essa foi fácil, mas é um passo muito importante. ...
  • Base e corretivo. Nessa ordem! ...
  • Bronzer e blush. Já com a base da pele pronta, você vai aplicar primeiro o bronzer e depois o blush. ...
  • Sobrancelhas. ...
  • Sombra, delineador e rímel. ...
  • Pó facial. ...
  • Batom.

3. Posso usar o compacto na pele? Você pode usar o compacto na pele sem make para deixar o rosto sequinho e matificado, mas é importante lembrar que esse tipo de produto não tem o mesmo resultado poderoso se usado dessa maneira, viu? O look fica muito mais bonito quando a dupla base + entra em ação!