Qual é a função do apêndice?

Perguntado por: lpaiva . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Em 2007 cientistas da Universidade Duke, nos EUA, divulgaram que a função do apêndice é fabricar e servir como depósito de bactérias que auxiliam na digestão. Além disso, ele também possui células linfoides, que produzem anticorpos e ajudam nas defesas do organismo.

Cirurgia para retirada do Apêndice
Apesar das informações que citamos sobre o apêndice, esse órgão é um buraquinho oco que caso você tenha algum pedaço de fezes nele, pode levar à um crescimento de bactérias, ou até mesmo sem esse pedaço de fezes, pode vir a crescer bactéria e inflamar e perfurar.

Após a cirurgia de apendicite é normal apresentar dificuldade para evacuar. Durante a cirurgia há manipulação das vísceras abdominais e, em consequência, isso pode afetar o trânsito intestinal no período pós cirúrgico.

Quando o apêndice rompe pode acontecer uma infecção generalizada no abdômen a qual é dada o nome de peritonite. Esse quadro pode evoluir para uma infecção generalizada (SEPSE) provocando a falência múltiplas dos órgãos.

O apêndice é um pequeno órgão adjacente ao intestino grosso, localizado na porção inferior do abdômen, do lado direito. Sua função é produzir e armazenar bactérias auxiliares no processo de digestão.

Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação.

A recuperação após cirurgia para apendicite pode demorar de 1 semana até 1 mês no caso da apendicectomia tradicional, sendo que costuma ser mais rápida na apendicectomia por laparoscopia.

Não, após a cirurgia de apendicectomia (retirada do apêndice), o órgão é retirado completamente e não volta.

"A apendicite é causada por diversos fatores, que incluem constipação intestinal (prisão de ventre), excessos de comida, má alimentação e alimentos com baixo teor em fibra, como: ultraprocessados, fast foods, excesso de massas, doces e carnes vermelhas gordas.

Olá! Não podemos associar uma perda de peso à retirada do apêndice, porém, devido à medicações no pós cirurgico, pode haver falta de apetite! Se a perda de peso continua ocorrendo mesmo após a retirada dos medicamentos, é interessante realizar uma investigação!

O que não pode comer após a cirurgia
Durante o pós-operatório imediato deve-se evitar os alimentos ricos em gordura, como snacks, embutidos, frituras, manteiga, molhos e alimentos industrializados ricos em açúcar, já que são pró-inflamatórios, dificultando o processo de cicatrização assim como a digestão.

Saiba que uma cirurgia para apendicite custa, em média, R$ 6.000,00. Embora esse preço seja alto, você pode ficar tranquilo.

Depende do tempo, até uns 15 dias. pode ficar inchado no local da cirurgia.

Ingestão de fibras e de água ajudam a prevenir a apendicite, mas mesmo com dieta equilibrada o problema pode se instalar. É fundamental reconhecer sintomas e procurar assistência imediatamente. Ingestão de fibras e de água ajudam a prevenir a apendicite, mas mesmo com dieta equilibrada o problema pode se instalar.

Ela é mais frequente da adolescência até os 30 anos, mas pode surgir em pessoas de todas as idades. Na maior parte dos casos, a apendicite acontece quando há uma obstrução dessa pequena bolsa, geralmente causada por um fragmento de fezes endurecidas.