Qual é a função do aparelho de Golgi?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias. Trata-se de uma estrutura formada por várias vesículas achatadas, as quais estão dispostas formando uma espécie de pilha de vesículas.

O complexo golgiense é uma organela citoplasmática formada por uma sequências de vesículas achatadas, dispostas como uma pilha. De forma geral, podemos dizer que a função do complexo golgiense se resume a armazenamento, modificação, empacotamento e transporte de proteínas.

Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.

As organelas funcionam conjuntamente, sendo que o complexo de Golgi é análogo a uma central de processamento e distribuição da célula. As proteínas são produzidas nos ribossomos associados à membrana do retículo e então são transferidas para o retículo endoplasmático rugoso.

Alternativa “d”.
O complexo golgiense atua principalmente na secreção celular, processo em que ocorre a secreção de substâncias por meio de vesículas.

Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático rugoso participa de processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.

Os lisossomos participam do processo de digestão intracelular. Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células.

Resposta. Explicação: As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. ...

O complexo golgiense é responsável pela secreção de substâncias produzidas por ele e pelo retículo endoplasmático. As substâncias produzidas pelo retículo são transportadas, via vesículas, até a sua face cis do complexo golgiense.

Exercícios - Complexo de Golgi
( ) É local de síntese de lipídios e esteroides.

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.

As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.

O complexo de Golgi é composto por: Fosfolipídios. Proteínas. Fosfatase ácida.

Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.

A função do citoplasma é fornecer sustentação esquelética para a célula através da estrutura composta por filamentos e túbulos proteicos. Além disso, todo o conjunto de estruturas mergulhadas no citosol apresenta bastante dinamismo, fato que possibilita à célula realizar alguns movimentos.

O citoplasma é o espaço intracelular que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos.

A fagocitose é um tipo de endocitose e está relacionada com a alimentação de protozoários e a defesa do nosso corpo contra micro-organismos. Na fagocitose, uma célula engloba uma partícula utilizando pseudópodes. Fagocitose é um processo pelo qual a célula ingere partículas grandes, como micro-organismos.

Como mencionado, os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.