Qual é a função do acendedor de lampião?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os acendedores começavam o seu trabalho no final de tarde, com uma vara especial que tinha uma esponja na ponta. Quando o sol nascia, eles apagavam cada lamparina da cidade, limpando os vidros e reabastecendo as lâmpadas.

Como acendedor eu ganhava 150 mil réis. Era dinheiro naquela época.

O Acendedor de Lampiões simboliza as pessoas que cumprem determinadas tarefas sem pensamento crítico, muitas vezes fazendo coisas sem sentido ou sem entender porquê. Elas ligam o piloto automático, estão tão acostumadas com o que fazem, que não se dão conta da importância do que faz.

Seu funcionamento baseia-se no efeito joule, transportando cargas elétricas pela haste de aço, transformando a energia elétrica em térmica. Com o aparelho conectado na rede, a corrente percorre o condutor, gerando colisões entre os átomos desse componente com os elétrons do fluxo.

Então, em 1887, uma usina elétrica começa a operar em Porto Alegre, dando origem ao primeiro serviço municipal de iluminação elétrica. O trabalho dos acendedores de lampião de Porto Alegre, que foi registrado pela lente de Virgilio Calegari, evidencia sua preocupação com a fixação da memória.

O Acendedor de Lampiões simboliza as pessoas que cumprem determinadas tarefas sem pensamento crítico, muitas vezes fazendo coisas sem sentido ou sem entender porquê.

Da argila ao metal, o lampião consistia em uma base, que era abastecida com óleo vegetal ou animal, com uma espécie de “pavio”, que, por estar encharcado de combustível, acendia. Em 1800, no entanto, os óleos foram substituídos pelo gás.

Depois da vela, veio a lamparina. Era um recipiente onde colocavam óleo de baleia e um pavio encravado num pedaço de cortiça que gerava a chama. Logo após, veio o lampião. A chama, protegida por um tubo de vidro, era produzida do mesmo jeito que a lamparina.

Você já se perguntou? Ninguém: eles se acendem sozinhos. Todo poste é equipado com um detector de luz chamado relé fotoelétrico. Quando a luz ambiente diminui, o relé faz com que o circuito se feche e os elétrons são autorizados a passar pelo fio, acendendo a lâmpada.

Hoje poucos sabem, mas antes de as cidades serem amplamente iluminadas pela luz elétrica, lampiões eram colocados em pontos estratégicos da cidade.

Invenção de Orfeu (1952) é um dos grandes poemas da língua portuguesa e testamento literário de Jorge de Lima.

O fogão superautomático, também conhecido como "inteligente", facilita na hora de acender as chamas do seu fogão. É só girar ou apertar o botão para que o gás seja liberado e a chama se acenda automaticamente.

Lume

O Lume é o acendedor de fogão presente na vida dos brasileiros há mais de 30 anos.

F15 (15 A) é o fusível que cumpre essa função e fica localizado na central de distribuição elétrica (CJB).

querosene

Este lampião vintage utiliza querosene que é um combustível facilmente encontrado, mesmo nas pequenas cidades mais afastadas dos grandes centros. Seu tanque tem capacidade para 2 litros de querosene, o que da uma autonomia de até 5,75 horas no modo de luz forte que produz 784 lumens!

NUNCA use álcool, gasolina ou qualquer outro tipo de produto inflamável. Evitando assim explosões.