Qual é a função de uma telefonista?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Manipular equipamentos telefônicos, estabelecendo comunicações internas e externas. Zelar pelo equipamento comunicando defeitos, solicitando conserto e sua manutenção. Registrar a duração e/ou custo das ligações. Atender pedidos de informações solicitados.

227 da CLT, uma vez que é ele um vendedor que busca o objetivo de seu trabalho utilizando-se de aparelho telefônico, diferentemente do telefonista, cuja função é receber e efetuar ligações (Ato Declaratório nº 3, de 29/05/01, DOU de 30/05/01, da Secretaria de Inspeção do Trabalho).

Executa atividades de atendimento ao cliente/público, presta informações, bem como anota solicitações, sugestões e reclamações relativas aos produtos da empresa, encaminhando-as ao seu superior para solução.

Uma destas categorias é a de telefonista, que, por força do disposto no art. 227 da CLT, a jornada de trabalho do empregado que exerce este cargo deve ser de no máximo 6 horas (contínuas) diárias e de 36 horas semanais.

Funções múltiplas
Somente os trabalhadores que atuam exclusivamente como telefonistas têm direito à jornada reduzida (6 horas diárias e 36 horas semanais), prevista no artigo 227 da Consolidação das Leis do Trabalho. A regra não se aplica aos empregados que, além de atender telefones, também exercem outras atividades.

TELEFONISTA E RECEPCIONISTA – 60 HORAS | CURSO CAPACITAÇÃO.

de 1980

Profissão que hoje está praticamente desaparecendo, a telefonista era indispensável até a década de 1980, antes da automação do serviço de telefonia. As centrais telefônicas começaram a operar automaticamente, sem a necessidade de passar por uma telefonista que direcionava a ligação para um ramal.

Devido ao desenvolvimento tecnológico, telefonista é uma profissão extinta, já que até mesmo nas centrais de atendimento a transferência de ligações é realizada pelo atendimento digital.

4 frases para NÃO serem ditas no atendimento telefônico

  • Frase 1: “Isso é política da empresa” Que toda empresa tem a sua política, é um fato. ...
  • Frase 2: “Isso não é no meu setor” ...
  • Frase 3: “Estarei transferindo a ligação” ...
  • Frase 4: “Eu entendo, senhor(a)”

Telefonista – Operador de mesas telefônicas, atendendo e transferindo chamadas, agendando compromissos, operando PABX. Telemarketing – Função voltada para questão comercial, vendendo produtos, realizando cobranças, atendendo pedidos de clientes, agendando visitas, etc.

Discagem para telefonista, internamente, é feita por meio do número 99.

Recepcionar membros da comunidade e visitantes procurando identificá-los, averiguando suas pretensões para prestar-lhes informações e/ou encaminhá-los a pessoas ou setor procurados. Atender chamadas telefônicas. Anotar recados. Prestar informações.

O atendente é o profissional responsável por fornecer serviços de atendimento ao cliente. Ele pode atuar em diversos ambientes, como lojas, farmácias, supermercados, bancos, restaurantes, entre outras possibilidades.

Garantir que o atendimento pessoal e telefônico dos clientes internos e externos seja executado de forma agil e satisfatória de acordo com padrões de mercado. Conhecimentos Técnicos: Atendimento ao cliente, manuseio de correspondências e central telefonica, Atendimento ao cliente.

Um telefonista pode trabalhar nos nichos de hotelaria, hospitais, clínicas, comércio, empresas, escritórios, shoppings, empresas públicas, de telemarketing e call centers, setores que mais requisitam este profissional atualmente.

O telefonista está presente em órgãos públicos e privados, empresas, escolas, hospitais, universidades e outros. Receber e transferir ligações, localizar pessoas, transmitir mensagens e registrar solicitações são algumas das funções desempenhadas por este profissional atualmente.

Isso porque, enquanto o operador de telemarketing é contrato para atuar fazendo e recebendo ligações de clientes para fechar contratos de produtos vendidos pela empresa, uma telefonista atua como uma espécie de recepcionista via telefone, já que ela é responsável por anotar recados, marcar reuniões específicas, ...

4) Telefonista
Desse modo, os telefonistas eram responsáveis por conectar ligações a diferentes terminais, através de um painel com cabos e setores. Em resumo, a profissão tornou-se extinta a partir dos anos 1960, quando a rede telefônica passou a incluir ligações diretas.

JORNADA DE TRABALHO
O tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/ telemarketing, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração é de, no máximo: 06 (seis) horas diárias; 36 (trinta e seis) horas semanais.

De acordo com a mencionada legislação, a aposentadoria especial seria concedida ao profissional que completasse 25 (vinte e cinco) anos de efetivo exercício de atividade de telefonista.