Qual é a função de uma proveta?

Perguntado por: ichaves8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

É utilizada para medição de volumes de líquidos, apesar de não ser o mais preciso. A Proveta de vidro graduada é um item muito conhecido e utilizado com bastante frequência em laboratórios, escolas, universidades, indústria farmacêutica, entre outras áreas, tendo como principal função medir volumes de líquido.

A proveta (ou cilindro graduado), é um instrumento de vidro muito útil em qualquer laboratório de química, pois ele mede volumes líquidos.

Existem vidrarias que possuem a mesma função, se diferenciando apenas no que diz respeito a ser mais ou menos exatas. Por exemplo: pipetas e provetas são utilizadas para realizar medições e/ou transferência de variados tipos de líquidos e soluções, porém, as pipetas são mais exatas.

Proveta: equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL). Bureta: instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises Volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.

A bureta é um instrumento de laboratório de formato cilíndrico e estreito. Sua função é realizar dosagens exatas de soluções em outros recipientes, como um béquer ou erlenmeyer, por exemplo. Ao longo de seu corpo a bureta apresenta graduações e na parte inferior uma torneira, de vidro ou polietileno.

Os tamanhos mais comuns encontrados no mercado são as provetas de 10 ml, 25 ml, 50 ml, 100 ml e 250ml.

A diferença entre elas está na precisão das medidas realizadas. Por exemplo, dentre as vidrarias que possuem maior precisão e exatidão estão a pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico. Já a proveta e a pipeta graduada possuem menor precisão e exatidão.

Para obter uma medição mais eficaz deveremos colocar a visão ao nível do líquido. Esta recomendação é muito importante, isto porque caso a visão não esteja alinhada com o nível de líquido poderemos ter uma leitura completamente errada do líquido do interior das provetas graduadas.

Para que servem as Vidrarias de Laboratório
Basicamente, a função das vidrarias é transferir, armazenar e realizar as medições de reagentes químicos.

Quanto menor é a circunferência, melhor é a leitura. Para entender melhor na prática, alguns exemplos de vidrarias mais exatas são: as buretas e o balão volumétrico. Enquanto na lista das vidrarias menos exatas estão a proveta, o becker e os erlenmeyers.

O erro das medidas de densidade permitiu estabelecer-se uma ordem crescente de precisão das vidrarias: béquer, balão e proveta. Caracterizando, assim, a proveta como a vidraria mais precisa.

Uma pipeta volumétrica funciona através da aplicação de um volume conhecido de líquido em um frasco ou outro tipo de recipiente, utilizando-se da graduação na parte inferior do instrumento para determinar o volume aproximado do líquido no interior.

As pipetas funcionam em sua maioria utilizando um sistema de vácuo. Existe em sua base uma abertura por onde entra o líquido, e uma ou mais saídas em seu topo, por onde sai o ar. Após colocar a pipeta no líquido, a substancia entrará pela base da pipeta e preencher a parte interna.

Pipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. Para os diversos usos em laboratórios clínicos ou laboratórios de análise em geral, existem diversos tipos de pipetas, como as pipetas de vidro e pipetas automáticas (mecânicas e eletrônicas).

Já a precisão da proveta é de aproximadamente 0,5% a 1%, o que significa que a margem de erro é um pouco maior do que a da pipeta graduada.

Béqueres, pipetas, provetas e frascos estão entre as principais vidrarias de laboratório. Elas são essenciais para o desempenho das atividades laboratoriais, que incluem medição, transferência e aquecimento de líquidos, mistura de substâncias químicas e preparação de soluções.

A função de um copo Becker graduado é de ser um recipiente para químicos líquidos, que pode auxiliar os trabalhadores de laboratórios a misturar esses elementos. Ele conta com medições que auxiliam a ver a quantidade correta de um produto que deve ser colocada em um recipiente.

Vidro de relógio é usado para pesar pequenas quantidades de substâncias, para evaporar pequenas quantidades de soluções e para cobrir béqueres e outros recipientes. Palavras-chave: laboratório, vidraria, vidro de relógio.

Uma pipeta volumétrica é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado que apresenta uma zona central mais larga e que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos.

Provetas podem ter diferentes volumes totais, mas a forma de leitura será sempre igual. Incerteza: metade da menor divisão.