Qual é a função de uma parábola?

Perguntado por: eviana2 . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A parábola é o gráfico da função do segundo grau (f(x) = ax2 + bx + c), também chamada de função quadrática. Ela é traçada no plano cartesiano, que possui como coordenadas x (abscissas = eixo x) e y (ordenadas = eixo y).

O vértice da parábola corresponde ao ponto em que o gráfico de uma função do 2º grau muda de sentido. A função do segundo grau, também chamada de quadrática, é a função do tipo f(x) = ax2 + bx + c.

Toda parábola pode ser usada como representação geométrica de alguma função na forma f(x) = ax2 + bx + c, que é chamada de função do segundo grau.

A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos. Podemos defini-la utilizando uma lei de formação, em que, para cada valor de x, temos um valor de f(x). Chamamos x de domínio e f(x) ou y de imagem da função. Assim sendo, cada elemento do conjunto x é levado a um único elemento do conjunto y.

A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y.

A função de primeiro grau ou função afim é uma norma matemática que relaciona as variáveis de uma equação, ou seja, a dependência de um elemento em relação ao outro. Por isso, a função de primeiro grau é utilizada para definir a relação entre as variáveis x e y. Isso porque para cada valor dado a x, determinará o de y.

Os principais elementos da parábola são o foco, a reta diretriz, o eixo e o vértice, comumente representados no plano cartesiano.

Os elementos da parábola são: Foco: é o ponto fixo F Diretriz: é a reta fixa d. Eixo principal: é a reta que passa pelo foco e é perpendicular a diretriz. Vértice: é o ponto V de intersecção da parábola com o eixo principal.

Uma vez que tivermos uma fórmula, devemos impor as condições do gráfico, substituindo o x e o y=f(x) para cada ponto que pertence a função. Isso nos dará um sistema, possivelmente linear, que permitirá determinar os parâmetros e encontrar a expressão da função.

A parábola intersecta o eixo das abscissas (x) e o eixo das ordenadas (y). Dada uma função do 2º grau representada pela expressão y = ax² + bx + c, para descobrirmos se a parábola intersecta eixo x, devemos fazer y = 0 e resolver a equação do 2º grau com base na expressão ax² + bx + c = 0.

A função quadrática, também chamada de função do segundo grau, é expressa como f(x) = ax² + bx + c ou y = ax² + bx + c, sendo que os coeficientes "a, b e c" números reais e "a" diferente de 0 (zero).

O que é o zero de uma função? O zero da função, também chamado de raiz da função, é justamente aquele ponto que está marcado aí no gráfico, é o valor de que faz com que a função seja igual a .

A linguagem utilizada na parábola é simbólica, fazendo uso de diversas metáforas, o que faz com que o texto seja mais complexo que a fábula, por exemplo. Diferente das fábulas, os protagonistas costumam ser seres humanos.

As parábolas são apresentadas no Antigo Testamento da Bíblia II Samuel 12: e Isaías 5:1–7, nas literaturas rabínicas e no Novo Testamento.

O que são o foco e a diretriz de uma parábola? Parábolas são normalmente conhecidas como gráficos de funções do segundo grau. Elas também podem ser vistas como o conjunto de todos os pontos cuja distância de um certo ponto (o foco) é igual à sua distância de uma determinada reta (a diretriz).

Normalmente esse tão conhecido capítulo da Bíblia é quebrado por escritores e pregadores, que tratam dele como sendo possuidor de três parábolas preciosas e distintas: a da Ovelha Perdida (1-7), a da Dracma Perdida (8-10) e a do Filho Perdido (11-32).

A origem, sim, é conosco: esta vem do Latim PARABOLA, do Grego PARABOLE, “comparação”, formada por PARA-, “ao lado”, mais BALLEIN, “jogar, atirar”, pela noção de que uma coisa pode ser comparada a outra se for colocada ao lado desta.

As aplicações da parábola, em 3D(paraboloide) são inúmeras, como: Ao ligar faróis de carro, os raios de luz, provenientes da lâmpada que se encontra no foco da parábola, incidem num espelho parabólico e são refletidos paralelamente ao eixo de simetria.

Continuar lendo Quando é uma parábola?