Qual é a função de uma maquete?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Uma maquete pode ser construída por diferentes motivos. Mas a principal aplicação delas é servir para apresentação e divulgação de empreendimentos e de projetos de planejamento urbano. Essas miniaturas tornaram-se peças-chave para alavancar as vendas em estandes.

A existência da maquete, ou modelo, tem como característica principal a reprodução fiel de um objeto em escala diferente (menor ou maior) do real em que poderão vir a ser construídos.

A importância tridimensional e visual proposto pelas maquetes, contribuem com os profissionais da arquitetura, assim como todos os profissionais que desempenham um papel importante quanto a criação de algo novo, possibilitando assim, a visualização exata daquilo que se pretende em um projeto.

Aprender a construir uma maquete possibilita aos alunos aprender sobre o espaço representado, compreendendo assim a Geografia por meio da representação cartográfica. É possível evidenciar a forma do espaço representado e o conteúdo, ou seja, os objetos que compõem a paisagem do espaço representado.

A maquete escolar é um recurso pedagógico utilizado pelos professores para ensinar um determinado tema de forma mais simples, lúdica e interativa aos alunos. Consiste na representação de um cenário, objeto, construção ou situação em menor escala.

Trata-se de uma representação (completa ou parcial), em escala reduzida, de uma cidade, obra, objeto ou estrutura. As maquetes existem desde a antiguidade, quando eram usadas para representar instalações militares defensivas como os castelos medievais e Muralha da China.

Material de Maquete

  • CHAPA MADEIRA BALSA.
  • MINIATURAS PARA MAQUETE.
  • FOAM BOARD.

A maquete topográfica tem a função de representar os desníveis do terreno do projeto ou área urbanística estudada, podendo ser acompanhada ou não das edificações do entorno.

Não deixe de falar dos materiais usados e mostrar os pontos de iluminação artificial. É muito importante que essas maquetes tenham sido feitas por empresas especializadas para mostrar o que realmente o cliente vai receber quando o empreendimento estiver pronto.

A maquete geográfica é uma representação cartográfica tridimensional do espaço, representa as categorias longitude, latitude e a altitude.

Maquete eletrônica é uma imagem 2D ou 3D, utilizada para simular ambientes de um projeto, que seriam inviáveis de reproduzir devido ao alto investimento financeiro necessário para uma projeção tão realista.

As maquetes desempenham uma função essencial ao permitir a visualização de um projeto de forma mais realista e eficiente e, além disso, são responsáveis por diminuir a distância entre as ideias e o plano concreto da construção, de forma a auxiliar e orientar o trabalho dos profissionais.

Discuta com a turma seria possível representar a realidade da sala de aula em um modelo reduzido. Após a discussão e partindo dos conhecimentos prévios que alunos têm sobre o tema, proponha algumas questões. Após a discussão realizada, confirme a hipótese dos alunos explicando que essa representação é possível.

Como fazer uma maquete

  1. 1- Prepare a base da maquete: ...
  2. 2- Comece delimitando solo, gramado, rio ou lago. ...
  3. 3- Se atente aos prédios, casas e construções da sua maquete. ...
  4. 4- Árvores, plantas, flores e cercas. ...
  5. 5- Faça a água parecer real. ...
  6. 6- Como representar pessoas, animais, veículos e objetos. ...
  7. 7- Acabamentos da maquete.

Os elementos químicos são representados pelo seu símbolo, composto por uma ou duas letras. A Tabela Periódica é uma ferramenta da Química que reúne todos os elementos químicos, organizados em razão do valor do número atômico.

O primeiro passo para fazer sua maquete de arquitetura é plotar a planta na escala da maquete.

  1. 2 – Planificação e corte. Nessa etapa, você precisa conferir as medidas na planta e fazer a planificação no material escolhido para confecção. ...
  2. 3 – Colagem. Agora é só pegar a cola e ir colando as peças, certo?

Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 2000 cm e 400 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.