Qual e a função de uma lâmpada?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A lâmpada é um dispositivo que transforma a energia elétrica em energia luminosa.

A lâmpada incandescente é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.

Significado de Lâmpada LED
Light Emitting Diodes (LED), em português Diodo Emissor de Luz, é um componente eletrónico utilizado para transformar energia elétrica em energia luminosa. Esta é a tecnologia que uma lâmpada LED utiliza para iluminar um ambiente.

Elas são compostas basicamente por quatro elementos: vidro, soquete (plástico ou metálico), pó (poeira fosforosa) e mercúrio.

  • Thomas Edison
  • Joseph Wilson Swan
  • James Bowman Lindsay
  • Hiram Maxim
  • Alessandro Cruto
  • Alexander Lodiguin

A corrida pela luz
Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.

Conheça os principais tipos de lâmpada

  • Lâmpadas incandescentes.
  • Lâmpadas fluorescentes.
  • Lâmpadas halógenas.
  • Lâmpadas LEDs.
  • Lâmpadas de descarga (HID)

1879

Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica.

A Lâmpada compacta de luz branca quente é mais indicada para ambientes de descanso e relaxamento, enquanto a compacta de luz branca fria para locais de execução de atividades, como escritório ou sala de leitura.

Neste caso a lâmpada é o dispositivo que transforma energia elétrica em energia luminosa.

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.

De preferência de 1.5 Volts.

A sigla LED significa Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode). O LED é um componente eletrônico semicondutor que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz, através da eletroluminescência. É esse processo que confere à iluminação em LED características como o menor consumo de energia.

Características da lâmpada: Emite praticamente uma só cor (amarelo – alaranjado). Não permite a distinção das cores dos objectos que ilumina (fraco índice de restituição de cor). Tem uma elevada eficiência luminosa (da ordem de 150 lm/w). Tem uma vida útil elevada (cerca de 9 000 horas).

A primeira lâmpada elétrica foi feita com um filamento de carvão dentro de um bulbo de vidro e se manteve acesa por 45 horas. Por isso, a data foi escolhida como Dia Mundial da Iluminação. A Incandescente de Edison passou a ser produzida em larga escala, após substituírem o carvão por tungstênio.

Como instalar uma lâmpada?

  1. 1 Interruptor simples de uma seção.
  2. 1 Receptáculo (boquilha) de rosca E27 (rosca para lâmpada comum).
  3. 1 Disjuntor para proteção do circuito.
  4. 1 Conector tipo sindal para a conexão da alimentação da energia elétrica.
  5. 1 lâmpada.

A primeira evolução de lâmpadas para iluminação foi a criação dos modelos de neon, em meados dos anos 1910, pelo químico francês Georges Claude. Elas eram compostas de um tubo de vidro que continha gás rarefeito e dois eletrodos nas pontas. A tecnologia neon, muito utilizada para letreiros.

A primeira grande invenção revolucionária, sem dúvida, foi o fogo, descoberto há mais de 300 mil anos, pelo homem primitivo. O fogo surgiu pela manifestação da natureza, quando raios acertavam as árvores.

A invenção da lâmpada
Segundo a história, foram mais de 1000 tentativas até chegar em um resultado de sucesso, e foi a partir daí que Thomas inspirou diversas pessoas a persistirem em seus objetivos, já que para ele as tentativas não haviam sido falhas e sim descobertas de fazer uma lâmpada de mil maneiras diferentes.

A invenção da lâmpada revolucionou não só toda a indústria, possibilitando a criação de muitos outros dispositivos e máquinas, já que continha eletricidade, como melhorou a qualidade de vida das pessoas. Quando a produção em escala dela começou, as pessoas podiam desfrutar de sua luz.

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.