Qual é a função de um vocativo?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

É o único termo isolado dentro da oração, pois não se liga ao verbo nem ao nome. Não faz parte do sujeito nem do predicado. A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento.

Ele pode ser um nome ou pronome e tem a função de identificar quem está sendo chamado. Por exemplo, na frase "Ana, você pode me ajudar?", a palavra "Ana" é o vocativo, pois se dirige diretamente a essa pessoa. Já na frase "Meninos, venham cá!", a palavra "Meninos" é o vocativo, pois chama um grupo de pessoas.

De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém.

O aposto é uma palavra ou expressão que exerce algum tipo de relação com o substantivo ou pronome de uma oração. Já o vocativo é um termo independente. Assim, o aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo, não.

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

Vocativo: é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.

1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.

Assim, a seguir a ó não colocamos vírgula, mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano.

Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.

A concepção do vocativo como um termo à parte se refere ao fato de que ele não se engloba no conjunto de informações próprias da sentença ou oração, isto é sujeito + predicado. Mas caracteriza-se, no ato de interação, como o termo que evoca, chama o ser a que(m) as informações da sentença se destinam.

O aposto é uma palavra ou expressão que explica ou especifica outro termo da oração. Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos ou travessão. Exemplos de aposto: Maria, irmã de Bernadete, vendeu todos seus bordados.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período. I. No interior da oração serve: 1°) Para separar elementos que exercem a mesma função sintática (sujeito composto, complementos, adjuntos), quando não vêm unidos pelas conjuções e, ou e nem.

Destinatário – aqui deve ter a informação de para quem a carta é destinada, geralmente um vocativo. Nesse espaço o remetente se dirige ao receptor por meio de termos como: prezado ou prezado, querida ou querido, e tantos outros.

Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração.

Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo? Parabéns! Você acertou!