Qual é a função de um transdutor?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

O transdutor é um dispositivo que transforma uma magnitude física, como temperatura, pressão ou posição, em sinal elétrico. Os sensores de calor utilizam o transdutor para converter energia térmica em sinal elétrico.

As ondas ultra-sônicas são geradas por transdutores ultra-sônicos, também chamados simplesmente de transdutores. De um modo geral, um transdutor é um dispositivo que converte um tipo de energia em outro. Os transdutores ultra-sônicos convertem energia elétrica em energia mecânica e vice-versa.

Um transdutor é qualquer dispositivo que converte energia, mas o termo é geralmente aplicado ao sensor ou detector que converte um parâmetro físico de um sinal elétrico. Este sinal pode ser medido por indicadores, controladores, registradores e outros instrumentos.

Três tipos de dispositivos elétricos podem ser conectados a parte elástica dos transdutor para compor sua estrutura. Esses dispositivos podem ser resistivos, capacitivos e indutivos e são eles que definem os tipos de transdutor.

Tipos de Transdutores
Transdutor curvo (convexo), destinado aos exames dos órgãos internos (fígado, vesícula biliar, rins, feto, útero, ovários, coração, etc.). Transdutor linear, destinado aos exames dos órgãos externos e superficiais (tireoide, mamas, testículos, músculos e tendões, pele, etc.).

A principal diferença entre um Transdutor e um transmissor é que todo Transdutor é um transmissor, mas nem todo transmissor é um transdutor. O transmissor como já diz o nome tem como principal função transmitir sinais, já o transdutor traduz e envia sinais.

O transdutor industrial é utilizado para converter energia elétrica em pulso ultrassônico de forma mútua. O processo de ultrassom realizado através do transdutor industrial fornece várias informações de forma não destrutiva, ou seja, sem causar nenhum tipo de dano.

Enquanto o transmissor converte a pressão em mV para um sinal amplificado como volts, o transdutor recebe uma pressão e sempre converte o seu sinal para mV. Ou seja, o que muda de um equipamento para o outro é o seu tipo de conversão.

Com exceção da ultrassonografia, que é realizada diretamente pelo médico radiologista, os demais exames são executados por técnicos em radiologia e biomédicos, sob orientação dos médicos radiologistas.

Os transdutores emitem sinais ultrassônicos, isso faz atravessar a superfície a ser inspecionada e reflete sua interface, produzindo ecos; os ecos retornam para o transdutor e gera o sinal elétrico correspondente à imagem.

Posicionamento do médico e paciente
Embora segurar o transdutor com a mão direita fosse inicialmente mais comum, foi demonstrado que com a mão esquerda é melhor ergonomicamente e há menor chance de ocasionar lesões ortopédicas ao ecocardiografista.

Os Transdutores são as partes indispensáveis na composição do equipamento de Ultrassom. Possuem diversos modelos com têm funções de diagnóstico em partes diferentes do corpo humano ou animal. Os principais modelos são: Linear, convexo, endocavitário e cardíaco.

Existem transdutores com saída em freqüência, saída em PWM (pulse width modulation), saída em sinal resistivo, saída em sinal ressonante e saída já digitalizada, entre outras.

O transdutor de posição linear é um componente utilizado para manter o funcionamento de máquinas e equipamentos, especialmente em ambientes industriais. Logo, a escolha de uma boa solução garante a eficiência do projeto deve contemplar fabricante e distribuidor que primam pela qualidade.