Qual é a função de um teatro?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Como se pode perceber, a função do teatro, de maneira ampla, é a de causar reflexão e purificar, por meio de catarse, o espírito do homem. Sua importância se reafirma pelo aprofundamento do ser reflexivo e social.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena. De forma resumida, podemos definir esses elementos assim: Personagem: Papel interpretado pelo ator ou atriz num espetáculo teatral.

O teatro dentro deste contexto tem a função de integrar, socializar idéias e acima de tudo desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica. Desenvolve também a parte indutiva e racional através da expressão de suas emoções, leva também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.

A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.

A linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.

O ESPETÁCULO TEATRAL
O objetivo de um espetáculo encenado é alcançar os sentimentos dos espectadores, levando-os à emoção, à reflexão ou ao riso. Desse modo, os elementos sonoros e visuais devem ajudar a envolver o público na construção de imagens e sensações.

A peça de Teatro divide-se em Atos e Cenas. Os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens.

Além de promover a sociabilidade, ajudar a vencer a timidez e propiciar a melhora da comunicação verbal e corporal, o teatro na escola auxilia no aumento da autoestima, o que vai acontecendo à medida que a criança se conhece e sabe se expressar.

Além de ajudá-lo a expandir seus horizontes, a ter mais empatia com o próximo e ser um ser humano mais seguro de si e de suas habilidades, o teatro também possibilita que você faça amizades e desenvolva seu lado extrovertido e espontâneo.

Nesse sentido, o teatro desenvolve habilidades e aptidões importantes, tais como:

  • Expressão Corporal.
  • Expressão Vocal.
  • Criatividade.
  • Reflexão.
  • Comunicação.
  • Concentração.
  • Autoconhecimento.

O primeiro ator da história foi um homem grego chamado Téspis, que, em 534 AC, utilizou uma máscara em uma dessas procissões e interpretou Dionísio. Essa atitude chocou muitos espectadores, pois, até então, ninguém havia tido a coragem de encenar um símbolo divino.

A palavra teatro tem origem grega e significa “lugar de onde se vê”. Através de danças e rituais o homem primitivo já fazia teatro para expressar seus sentimentos, sua fé e para contar histórias sobre a sua vida cotidiana.

No Brasil, o teatro surgiu no século XVI através das composições teatrais escritas pelos padres Jesuítas nas ações de divulgação da fé religiosa entre os índios. Foi só a partir do século XIX com a chegada da corte portuguesa no Brasil que a arte de representar começou a se desenvolver de forma mais intensa.

A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.