Qual é a função de um serafim?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Esse texto de Isaías claramente indica que a função principal dos serafins é adorar diante do trono de Deus. Alguns intérpretes dizem que os serafins podem ser considerados como uma classe dos mais nobres anjos que assistem na presença de Deus dia e noite. Os serafins proclamam a santidade de Deus em tudo o que fazem.

Os Serafins constituem do 1º ao 8º gênio, para estar em contato chamam-lhe a atenção livros e limpeza. Eles são oito: 1-VEHUIAH, 2-JELIEL, 3-SITAEL, 4-ELEMIAH, 5-MAHASIAH, 6-LELAHEL, 7-ACHAIAH, 8-CAHETHEL.

Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins. Os querubins são mencionados em diversas passagens bíblicas.

Seguindo o critério tradicional, são nove (9) os Coros ou Ordens Angélicas: Serafins, Querubins,Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídas em três Hierarquias.

Ser escolhido para ser um serafim é se tornar um recipiente para todos os princípios que você defende. Está é uma responsabilidade que não se deve ser tomado levianamente, e aqueles que demonstram retidão com a intenção de tornar-se um serafim geralmente são esquecidos para esse propósito.

Por que eles cobriam os rostos: Os serafins cobriam os rostos porque não estão acostumados com a glória de Deus e não se acham dignos de olhar para o Senhor. Por que eles cobriam os pés: Os serafins tapavam os pés como um sinal de reverência e respeito diante de Deus.

Primeiramente, o profeta Isaías nos diz que esses seres espirituais possuem seis asas: com duas cobrem a face; com duas cobrem os pés e com duas voam. Esta visão das asas dos serafins que Isaías teve nos ensina três dimensões da adoração dos serafins: Profundidade, Intimidade e Liberdade.

A origem desse nome de família remonta ao termo latino Serafim, que indicava seres celestiais, ou anjos que possuíam seis asas. A palavra hebraica Seraphim, que vem de seraph, significa “ardente” ou “incandescente”.

Indica que nossos pés deverão conduzir-nos aonde e como o nosso Mestre nos mandar. Mesmo sendo poderosos e com seis asas, ao usarem duas para cobrirem os seus rostos e duas para cobrirem os pés, eles utilizam apenas duas para voar.

É dito, por exemplo, que os querubins possuem quatro asas, enquanto que os serafins possuem seis asas. Sobre isso, os estudiosos discutem se esses detalhes das aparências dos querubins e dos serafins devem ser interpretados de forma literal ou simbólica.

Os arcanjos são seres que servem a Deus e, também, aos homens. Sua principal função é o anúncio de missões importantes aos homens, como o Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que a jovem daria à luz ao Filho do Altíssimo.

Antes de o ser humano existir, no Céu existia um anjo chamado Lúcifer o qual Deus colocou numa posição de querubim da guarda, uma cargo de destaque em relação às demais criaturas celestes (Ez 28:14). Lúcifer era perfeito, sábio, belo e formoso, de vívido resplendor e reluzente (Ez 28:15, Ez 28:17).

A Igreja Católica reconhece a existência de apenas três arcanjos, os três mencionados nas Escrituras: Miguel (“que é como Deus?”) Gabriel (“a força de Deus”) e Rafael (“a medicina de Deus”).

O Que Significam os Serafins na Bíblia? Serafins são seres da ordem dos anjos que servem constantemente em torno do trono de Deus. É difícil falar detalhadamente quem são os serafins porque eles são citados somente numa única passagem da Bíblia (Isaías 6:2-6).

Metatron é considerado o mais importante dos anjos na Merkabah e no misticismo cabalístico, e frequentemente desempenha a função de escriba. É mencionado brevemente no Talmude, e figura com destaque nos textos místicos da Merkabah.

1. Espírito celeste da primeira hierarquia. 2. [Figurado] Criança ou pessoa de rara formosura.

Já os Serafins pertencem à primeira esfera da hierarquia angelical, sua posição está próxima de Deus e desempenham suas funções diante do Pai. Esta ordem é considerada a mais elevada de todas, são encarregados de transmitir o amor aos demais.

Os serafins são descritos da seguinte forma: “cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre estão ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus.