Qual é a função de um resistor?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. Os resistores são geralmente feitos a partir de materiais dielétricos, de grande resistência elétrica.

Os resistores são dispositivos eletrônicos cuja função é a de transformar energia elétrica em energia térmica. Também chamados de resistências, estão presentes em aparelhos como chuveiros, televisores, computadores, aquecedores, ferro de passar roupa, rádios, lâmpadas incandescentes, dentre outros.

Chuveiros elétricos, filamentos de lâmpadas incandescentes e outros equipamentos que geram calor são exemplos de uso de resistores. Eles também são usados em estufas térmicas, fornos elétricos, secadores de cabelo e ferros de passar roupas, entre outras aplicações.

Enquanto o resistor sempre se opõe à passagem da corrente, o indutor é um dispositivo elétrico que se opõe apenas às variações bruscas de corrente; já o capacitor é um dispositivo que se opõe apenas às variações bruscas de tensão como também serve como elemento de armazenamento de carga.

Os 4 tipos de resistores fixos

  1. Resistor de fio. O resistor de fio é formado por um extenso fio que se enrola em torno de um núcleo de vidro ou de cerâmica. ...
  2. Filme de carbono. ...
  3. Filme de metal. ...
  4. Resistor SMD.

Quanto maior for a resistência de um resistor, maior será a quantidade de energia que ele dissipa em forma de calor a cada segundo, em outras palavras, maior será a potência por ele dissipada.

Note que, de forma geral, quanto maior a tensão aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica. No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.

Os resistores apresentam características indutivas e capacitivas, além da sua resistência. Essas características, mesmo sendo muito pequenas, podem acabar alterando a impedância do dispositivo, especialmente quando o componente precisa operar em altas frequências.

A sua finalidade é basicamente limitar o fluxo de corrente elétrica em um determinado circuito, além de realizar a conversão de energia elétrica em energia térmica através do efeito joule.

Os resistores possuem características elétricas importantes: Resistência ôhmica. Percentual de tolerância. Resistência ôhmica: é o valor específico da resistência dos componentes que são fabricados com valores padronizados, estabelecidos por norma.

São exemplos de aparelhos que contêm resistores o chuveiro, o ferro de passar e os secadores de cabelo. Quando utilizados para limitar a passagem de corrente no circuito, os resistores podem ser utilizados individualmente ou associados com outros de duas formas: em série e em paralelo.

Nessa classe, os principais resistores são os de filme metálico, de carbono e de fibra. Já nos variáveis, uma chave possibilita a variação de resistência em uma faixa que vai do zero até o máximo possível para cada resistor. Os exemplos mais comuns de resistores variáveis são os potenciômetros e os trimpots.

Teste o resistor fora, se ele estiver bom, procure por um mau contato ou um componente aberto ligado nele. – Se o valor medido na placa com defeito for menor que na placa boa, é pouco provável que o resistor esteja com defeito, procure por um componente ligado nele com fuga ou em curto.

O valor da resistência elétrica pode vir impresso no corpo do resistor ou indicado por meio de faixas coloridas. Essas faixas correspondem a um código que permite determinar o valor da resistência do resistor.

Conforme mencionamos, os capacitores servem principalmente para armazenar cargas elétricas. Eles também são aplicáveis a circuitos alimentados por correntes elétricas alternadas, quando se deseja a formação de uma corrente elétrica contínua, no caso de eletrodomésticos como máquinas de lavar e geladeiras.

Geralmente, um elemento chamado resistor é colocado em série com o capacitor. Esse resistor controla o tempo de carga do capacitor. No momento em que o capacitor deixa de receber tensão em seus terminais, ele descarrega a carga que foi acumulada anteriormente para o restante do circuito.

dois modelos diferentes de dispositivos resistores, o fixo e o variável. Cada um deles possui outros tipos internos de resistores. Eles são classificados de acordo com o seu material e também pelo tipo construtivo.

Resistores são dispositivos usados para controlar a passagem de corrente elétrica em circuitos elétricos por meio do efeito Joule, que converte energia elétrica em energia térmica. A maior parte dos resistores é feita de materiais de alta resistência elétrica, e esses são conhecidos como dielétricos.

O motivo pode estar em algum outro componente do circuito com problemas ou mesmo numa tensão excessiva da fonte. Veja se as tensões no circuito estão corretas. Se estiverem corretas e mesmo com o aquecimento do resistor o funcionamento for normal, troque este resistor por um de maior dissipação, 1 ou 2 W, por exemplo.

Para descobrir o valor de um resistor basta observar as cores e a sequência da faixa impressa em sua parte isolante. A primeira e a segunda faixa simbolizam um número de 0 a 9, a terceira faixa representa um multiplicador decimal e a quarta faixa corresponde a tolerância para mais ou para menos do valor total.

Corresponde à relação entre a tensão (medida em volts) e uma corrente (medida em amperes) sobre um elemento, seja ele um condutor ou isolante. Exemplificando: um condutor que tenha uma resistência elétrica de 1 ohm causará uma queda de tensão de 1 volt (ou vóltio) a cada 1 ampere de corrente que passar por ele.