Qual é a função de um livro?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Sua função é de informar, entreter, documentar, registrar, reunir, mediar, autenticar, interpretar, possibilitar, demonstrar, ilustrar, repertoriar, oferecer, divertir, intrigar, sugerir, resgatar, viajar, localizar, fazer refletir.

Um livro é um conjunto de folhas de papel ou de qualquer outro material semelhante que, uma vez encadernadas, formam um volume. De acordo com a UNESCO, um livro deve conter pelo menos 50 folhas. Caso contrário, é considerado um folheto.

No processo de ensino-aprendizagem, os livros fornecem a estrutura básica dentro da qual grande parte da atividade em sala de aula ocorre, além de oferecer a cada criança a melhor oportunidade de aprendizado disponível.

O livro de Paulo Freire faz uma abordagem sobre e “importância do ato de ler” e mostra a importância da recuperação da humanidade do oprimido, quer onde se esteja. Sua causa é a dignidade da pessoa humana, que na opressão ou na libertação, atinge uma dimensão de universalidade.

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.

O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.

A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.

Livro (do latim liber, libri) é um objeto transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro, formando um volume.

Estrutura do livro. Elementos externos – Marcador, sobrecapa, capa (composta de quatro partes denominadas de primeira, segunda, terceira e quarta capas), lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.

É a relação detalhada dos assuntos, nomes e títulos, em ORDEM Alfabética, que aparece no final do documento, do livro.

O livro didático reúne informações confiáveis, de cunho científico, e serve de consulta para os alunos e familiares que se envolvem nos processos educacionais. Outra vantagem é que os livros didáticos são elaborados em linguagem e formato adequados à faixa etária que contemplam, facilitando a compreensão.

O objetivo desta data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos, uma vez que por meio dela é possível desenvolver o senso crítico, estimular a criatividade e a imaginação, enriquecer o vocabulário dos leitores, habilidades essenciais para a formação cidadã.

É nesse tipo de literatura que a criança descobre o mundo da imaginação, da fantasia e dos sonhos; experiência que estimula a sua criatividade e a sua afetividade, além do seu desenvolvimento cognitivo e motor. O livro infantil é uma fonte de estímulo à criatividade e à imaginação de seus leitores.

A leitura na escola permite que o aluno amplie o seu repertório sobre diversos temas. A leitura não expõe o aluno apenas a novas palavras, aumentando o seu vocabulário. Ela também permite que ele tenha contato com novas informações, experiências, culturas e realidades.

De todas as formas, escrever faz com que nosso cérebro se mantenha concentrado e ajuda a exercitar a mente e deixá-la mais alerta para as atividades rotineiras. Se for à mão, ainda melhora o raciocínio, a coordenação motora e outros benefícios cognitivos.

O domínio da escrita como o da leitura abrange capacidades que são adquiridas no processo de alfabetização, incluindo desde as primeiras formas de registro alfabético até a produção autônoma de textos. No processo de construção da aprendizagem da leitura e escrita as crianças cometem “erros”.