Qual é a função de um fariseu?

Perguntado por: dboaventura5 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

Eles evitavam cumprir suas obrigações de cuidar dos pais idosos, declarando que seu dinheiro estava reservado como oferta a Deus, ou Corbã. Ao fazer isso, violavam o mandamento de honrar pai e mãe.

Explique-lhes que Jesus comparou os fariseus a uma xícara que está limpa por fora mas suja por dentro. (Mateus 23:25–26) Os fariseus davam muita importância às ordenanças e ações exteriores, que lhes davam o ar de justos, mas não se preocupavam em ser realmente justos no coração. Por isso, Jesus chamouos de hipócritas.

Nicodemos é um dos chefes dos judeus e, como fariseu, é uma pessoa que conhece bem as Escrituras.

Os fariseus formavam um partido ou seita religiosa, no judaísmo de outrora. Dedicavam-se a estudar a legislação mosaica e as tradições dos antepassados. Defendiam uma interpretação rígida da lei e sua imposição aos fiéis.

5 sinônimos de fariseu para 2 sentidos da palavra fariseu: 1 falso, dissimulado. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 charlatão, fingido, hipócrita.

Os escribas são homens impuros, incapazes de fazerem dom de si mesmos a Deus e ao próximo. Atualmente esta profissão não é denominada como nos tempos antigos, mas não podemos garantir que suas características ainda continuam a se revelar nos grandes templos, em frente a potentes câmeras e aquecidos grupos sociais.

A forma fariseiaé [feminino singular de fariseu] .

Os fariseus calaram-se diante da resposta de Pedro, sob enorme estupefação. No silêncio da sala, começaram a ecoar os gemidos dos tuberculosos e loucos mantidos dentro da casa dos apóstolos galileus.

Enquanto escribas ou rabinos eram os intérpretes e especialistas da Lei (Mateus 7:29; 13:52; 23:2), os fariseus se esforçavam para fazer todos acreditarem que estavam aderindo a seus ensinamentos. Ser escriba era profissão e ser fariseu era pertencer a uma seita.

1. Os fariseus eram era uma facção judaica com interesses políticos e religiosos, assim como os saduceus.

Embora não fale de moda, os evangelhos falam da moda que os fariseus impuseram ao povo. Dentre as obrigações, eles mostravam-se nas praças e onde quer que se encontrassem , usando faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e punham na roupa longas franjas.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

Os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de trabalharem no sábado porque eles colheram espigas e as comeram enquanto caminhavam com Jesus. Jesus usou estes dois exemplos para mostrar que Seus discípulos guardavam a lei de Moisés, embora ofendessem a tradição que os fariseus consideravam ser mais importante.

O hipócrita é alguém que finge ser algo que não é para receber reconhecimento ou sair lucrando. A hipocrisia é uma conseqüência do orgulho. Os humildes seguidores de Deus procuram viver de acordo com Suas leis porque amam a Deus e ao próximo, não porque desejam receber reconhecimento e ser honrados por isso.

O debate de Jesus com os fariseus é um sinal de que ele os levava a sério. A eles Jesus dirigiu suas críticas sobre o establishment religioso (os saduceus, a aristocracia judaica); foi com os fariseus que Jesus aprendeu a "regra de ouro" ("Tudo aquilo que quereis que os homens façam a vós, fazei-o vós mesmos a eles.

Universidade Católica de Pernambuco
A relação entre Jesus e os fariseus sempre foi encarada como conflituosa, de forma a estabelecer a compreensão que ela respaldou o sentimento de ruptura entre o cristianismo e o judaísmo.

Origem dos fariseus
Embora os fariseus não tenham sido mencionados até o período tardio do Segundo Templo (o Período do Segundo Templo durou de 515 aC a 70 dC), suas raízes remontam à fundação de Israel – quando Deus supostamente deu a Moisés a Torá e a tradição, conhecida como a Torá Oral.

Jesus ensina a Nicodemos que todos precisam nascer da água e do Espírito para entrar no reino de Deus. O que Jesus disse que Nicodemos precisaria fazer para entrar no reino de Deus? (Ver João 3:5.)