Qual é a função de um estabilizador?

Perguntado por: tsantos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O estabilizador de tensão é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos, pois garante uma tensão estabilizada e livre dos principais distúrbios da rede elétrica (surtos, subtensão e sobretensão).

- O estabilizador pode ficar sempre ligado? Não há restrição ou recomendação dos fabricantes sobre deixar o equipamento sempre ligado. No entanto, é preciso considerar que o consumo de energia da sua casa tende a ficar maior e, consequentemente, a sua conta de luz ficar mais cara.

É vedada a utilização dos estabilizadores e nobreaks para ligar equipamentos como motores, geladeiras, destiladores; É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.

Os motivos para estalarem são os mais variados, entre eles defeitos no próprio aparelho e variações na rede elétrica, além da falta de um aterramento adequado e muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo. Com tudo isso exposto, não é recomendado o conserto ou qualquer outra medida corretiva no próprio estabilizador.

O filtro de linha cumpre essa função e, além de mais barato que um bom estabilizador, tem a vantagem de não ser criticado por conta de seu regime de operação e eventuais riscos de diminuição da vida útil da sua fonte.

Ao comprar um estabilizador de voltagem escolha:
1 – A Voltagem, 127 V ou 241 V, ou ainda, bivolt caso você não saiba qual será a voltagem onde será ligado o estabilizador de voltagem; 2 – A potência, escolha o valor em VA e multiplique por 0,6, o resultado será a potência total que o estabilizador deverá suportar.

O uso do estabilizador prejudica a fonte dos computadores e equipamentos eletrônicos porque em troca de uma suposta “estabilidade” da tensão seus relés (Relé: dispositivo mecânico para chaveamento do circuito) ficam abrindo e fechando (fazendo tlec) interrompendo o fornecimento de energia para o computador por vários ...

Para proteger um equipamento, o estabilizador queima no seu lugar. Isso ocorre porque tais aparelhos mantém dentro de si um fusível de proteção, que é queimado em condições de grande instabilidade na tensão da rede, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens instáveis não alcamcem o aparelho.

Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V. Se por algum motivo você utilizar aparelhos 110V em algum lugar no qual a instalação elétrica é para 220V, a única forma de se fazer esta ligação é por meio de um transformador.

O estabilizador de tensão é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos, pois garante uma tensão estabilizada e livre dos principais distúrbios da rede elétrica (surtos, subtensão e sobretensão).

Os estabilizadores podem ter filtros de linha interno, que protegem os aparelhos quando há pico de tensão. São utilizados principalmente em residências e podem ajudar a proteger mais de um equipamento, uma vez que têm a capacidade de conectar diversas tomadas.

Os modelos mais simples têm energia suficiente para manter os equipamentos ligados por cerca de 15 minutos enquanto os modelos mais robustos podem permanecer ativos por até duas horas.

Tanto filtros de linha quanto estabilizadores possuem a função principal de evitar que os sistemas queimem devido às estabilizações da rede elétrica, mas enquanto o filtro de linha só “age” ao detectar um pico na rede, o estabilizador funciona constantemente estabilizando variações da rede para um patamar de segurança.

O regulador de tensão pode ajustar a tensão necessária de acordo com a situação real do usuário. O estabilizador de tensão só pode estabilizar a tensão flutuante e instável no valor de tensão predefinido na fábrica.

De acordo com Fernando Lang da Silveira, professor de física da UFRGS, os estalos ocorrem quando o material se expande ou se contrai – à noite, geralmente eles se contraem, já que a temperatura tende a ser menor, deixando as moléculas menos agitadas e mais próximas entre si.

Algum vizinho seu deve ter algum equipamento que está provocando variações na rede elétrica (ou pode ser até na sua própria casa) e por isso o seu "nobreak" está tentando compensar essas variações ligando e desligando seus relés internos, por isso você ouve esses estalos.

Sendo um condutor de corrente elétrica para todos componentes que compõem o desktop, não surpreende tanto saber que o estabilizador de eletricidade exija, estimativamente, a partir de 350W.

Você encontra opções de estabilizador para PC com quatro a seis tomadas. Para encontrar o modelo ideal, avalie quantos equipamentos você precisa conectar e a potência máxima suportada, que varia de 300V a 1000V.

Para o esclarecimento preciso explicar que o estabilizador permanece alimentando seus circuitos internos, mesmo quando desligado pelo botão liga/desliga e conectado a rede elétrica. Sendo assim o produto apresenta um aquecimento, lembrando que o produto possui proteção contra sobretemperatura e gabinete anti-chamas.

Especialistas da NHS explicam de que forma o nobreak e o estabilizador podem substituir o transformador. Primeiramente, vamos entender para que serve o transformador. Se você ligar um liquidificador direto na tomada e ambos não estiverem configurados na mesma tensão, o resultado é certo.

O Estabilizador Coletek EXXA Power é um aparelho que funciona com potência de 300VA e tem tensão de entrada e de saída mono 115V.