Qual é a função de um eletroscópio?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Eletroscópio – é o aparelho responsável pela identificação da eletrização de um corpo. Se um corpo está eletrizado, o eletroscópio identificará facilmente.

Já no eletroscópio de folhas, ao aproximar um corpo eletrizado positivamente, os elétrons do topo do eletroscópio passam para o bastão atingindo a mesma carga elétrica das folhas, fazendo com que se afastem.

O eletroscópio é um aparelho destinado a identificar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado.

O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas.

Existem vários tipos de eletroscópios, os mais conhecidos são o eletroscópio de folhas e o eletroscópio de pêndulo. Um breve histórico sobre a eletrostática e o princípio de funcionamento destes eletroscópios pode ser encontrado na referência [1].

O eletroscópio é um instrumento usado indicar a eletrização de um corpo baseado na interação e movimentação devido às forças coulombianas. Criado em 1600 pelo médico britânico Willian Gilbert, foi um dos primeiros instrumentos criados para se realizar estudos a respeito da eletrostática.

Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

A eletrostática é parte da física que estuda os diversos comportamentos das cargas elétricas e seus fenômenos, além das interações atrativas e repulsivas entre essas cargas.

Se a carga tocar a esfera (ao invés de simplesmente estar próxima), o eletroscópio ficará permanentemente carregado, com as suas folhas afastadas, até que seja aterrado (encostando a mão na esfera, por exemplo). Nesse caso, as folhas se eletrizam por contato, e não por indução.

Você vai precisar de um pote de vidro com tampa, papel alumínio, um pedaço de arame e fita adesiva. Antes de começar, você sabe para que serve um eletroscópio? Ele serve para verificar se um objeto qualquer tem ou não energia estática!

Eletrizar um objeto por indução significa atribuir-lhe carga elétrica utilizando outro corpo eletrizado sem que haja contato entre eles. Esse processo de eletrização baseia-se no conceito da atração e repulsão de cargas elétricas.

O Pêndulo Eletrostático é um dispositivo que possibilita a detecção do excesso de cargas elétricas em um corpo. Um dos primeiros objetos utilizados com o intuito de detectar o excesso de cargas foi o Versorium desenvolvido pelo médico e físico britânico Willian Gilbert (1544 - 1603) por volta de 1600.

A forma mais simples de eletrizar um corpo é atritá-lo com um material de composição diferente. Gerada a fricção, elétrons irão abandonar um dos corpos, aquele que perder elétrons ficará carregado positivamente, já aquele que ganhar as cargas negativas ficará carregado negativamente.

A seguir, temos as principais fórmulas da eletrostática: Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k.

A eletrização por indução consiste em aproximar um corpo previamente carregado, chamado de indutor, de um corpo condutor eletricamente neutro, chamado de induzido, de modo que a presença das cargas do indutor faça com que os elétrons do corpo induzido movam-se em seu interior, ocorrendo uma polarização de cargas.

Versório (Latin "virar")o primeiro imperfeito eletroscópio, o primeiro instrumento que pode detectar a presença de eletricidade estática.

Resposta: Observando seu movimento de atração ao objeto carregado eletricamente. Um corpo neutro ao se aproximar de outro corpo carregado, sofrerá indução elétrica, o quer dizer que suas cargas positivas e negativas estarão por hora separadas.

5A40.16 Carregando um eletroscópio por indução
Em seguida, segurando o bastão próximo ao eletroscópio, toca-se com o dedo na parte inferior da placa do eletroscópio. Depois de afastar o bastão, o eletroscópio permanecerá carregado.