Qual é a função de um conde?

Perguntado por: vaparicio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Os condes fazem parte da nobreza e, portanto, da elite da sua nação. Inicialmente, na Idade Média, era o senhor feudal, dono de um ou mais castelos e de terras denominadas condado, mas posteriormente, a partir do século XIV, o título nobiliárquico foi utilizado apenas como grau de nobreza.

Existem cinco títulos de nobres no Reino Unido, sendo, em termos de importâcia, em ordem decrescente: Duque e Duquesa, seguido por Marquês e Marquesa, Conde e Condessa, Visconde e Viscondessa e, finalmente, Barão e a Baronesa.

Os duques e duquesas são membros da nobreza, logo abaixo do monarca, que, historicamente, controlavam um ducado. Os duques eram os governantes das províncias e os colegas de mais alta patente do rei.

Conde ou condessa (tratamento de Sua/Vossa Graça/Excelência): usado em todas as monarquias com modelos europeus. Na Espanha há a distinção também, entre Condes e Condes, com o título Grandeza de Espanha (tratamento de Sua/Vossa Alteza). Ex.: Conde da Flandres.

No topo da hierarquia dos títulos nobres está o monarca, também conhecido como rei ou rainha. O monarca é o indivíduo mais alto de uma monarquia e detém a autoridade máxima sobre o reino.

5 - Duque/ Duquesa
Dentre os cinco escalões da nobreza, dos quais também fazem parte os títulos de marquês, conde, visconde e barão, o mais alto é o título de Duque, que pode ser herdado do pai ou recebido por algum monarca.

Vamos conhecer agora um pouco sobre os cinco títulos de nobreza dos membros da aristocracia, de acordo com a ordem de importância:

  1. Duque. O título de Duque é o mais alto patamar dos membros da aristocracia, hierarquicamente logo abaixo do Rei. ...
  2. Marquês. Abaixo do Duque há o título de Marquês. ...
  3. Conde. ...
  4. Visconde. ...
  5. Barão.

Na alta nobreza, temos a presença dos príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes. Os pertencentes a esse subgrupo da nobreza correspondiam aos grandes proprietários de terra que possuíam forte influência política e amealhavam sua autoridade sobre um considerável número de vassalos.

O título nobiliárquico de conde tem como origem a palavra do latim de tratamento que significa “companheiro”, atribuída a indivíduos de alto escalão que serviam o imperador romano e é agora um dos muitos títulos de nobreza de grande distinção.

"Não existem títulos de nobreza, assim como as condecorações da época do Império. Ninguém pode dizer hoje que é Barão, Visconde, Conde impunemente, mesmo que tenha recebido tal título de uma monarquia europeia, como por exemplo o Vaticano. Eles não têm valor do ponto de vista legal no Brasil", disse à Sputnik Brasil.

Lady ou leide (senhora ou dama em português) é um título nobiliárquico britânico, sendo o feminino de Lorde (Lord, em inglês), é o equivalente ao título "Dona" em Portugal.

DUQUE – É o mais elevado título de nobreza nas principais monarquias ocidentais, abaixo apenas de príncipe – normalmente o filho da família reinante – e tem origem no Império Romano, cujos comandantes militares recebiam o nome de dux, palavra latina que significa aquele que conduz, o que vai à frente, o pastor.

Duques também são dotados de títulos nobiliárquicos que exigem uma saudação formal.

  1. Chame um duque de "Sua Graça, Duque de [nome do ducado]".
  2. Uma duquesa, de "Sua Graça, Duquesa de [nome do ducado]".

Como adquirir um título de nobreza

  1. Step 1. Case com alguém que já possua o título nobre. ...
  2. Step 2. Pesquise sua linhagem familiar. ...
  3. Step 3. Realize algo extraordinário e ganhe a atenção de um rei ou rainha que possam conceder-lhe um título de nobreza honorário.

Conde - sendo um dos títulos mais conhecidos, os condes e condessas, na Idade Média, tinham castelos (isso, com plural) e um “pedacinho” de terra chamado condado. Estão abaixo dos marqueses e acima dos viscondes. Devem ser chamados de Vossa Senhoria ou Vossa Graça.

Lorde (do inglês lord) é um título nobiliárquico empregado no Reino Unido. É equivalente a "Senhor" ou "Dom" em Portugal, correspondendo originalmente a um título de autoridade feudal.

O rei herda o controle político de um determinado Estado e, durante o seu domínio, continua a preservar os mesmos limites territoriais. No outro caso, o título de imperador indica uma condição de superioridade alcançada por um rei que promoveu a expansão dos territórios por meio de anexações ou conflitos militares.

Em geral, o título de imperador é aplicado àquele que tem poder sobre grandes áreas, como os líderes romanos do passado. O rei, por sua vez, é o termo utilizado para aquele que governa regiões mais bem delimitadas, e seu poder é passado aos herdeiros. No entanto, nem sempre esses critérios são válidos.

Significado de Barão
substantivo masculino [História] Possuidor do título de nobreza entre o de cavaleiro e o de visconde. [Figurado] Quem leva vida de conforto e de ostentação de riqueza; milionário. [Figurado] Homem de muito poder num ofício ou atividade; magnata: barão do café.