Qual é a função de um arcanjo?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os arcanjos são seres que servem a Deus e, também, aos homens. Sua principal função é o anúncio de missões importantes aos homens, como o Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que a jovem daria à luz ao Filho do Altíssimo.

A Bíblia Sagrada, assim como a Tradição da Igreja, revelam o nome de apenas três arcanjos: Gabriel (Dn 8,16; 9,21; Lc 1,19.26), Miguel (Dn 10,13.21; 12,1; Jd 9; Ap 12,1ss) e Rafael (Tb 12,15; 3,17). Mesmo não sendo os únicos seres angélicos criados por Deus, estes Arcanjos representam a mais alta hierarquia dos anjos.

Os Arcanjos dos 7 Raios foram criados para serem os nossos professores Divinos, para nos ensinarem, inspirarem, e para nos mostrarem como podemos trazer para a nossa energia pessoal as qualidades de Deus, ou seja, estão a ajudar a trazer a consciência dos 7 Raios para a Humanidade.

A palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiais. Os anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos.

arcanjo Rafael

O arcanjo Rafael é conhecido por ser um grande protetor. Logo, ele tem a função de cuidar da humanidade e de nos ensinar como podemos nos proteger do mal tanto no corpo quanto no espírito.

Então é fácil em entender que o arcanjo é um ser celestial que possui o mais elevado grau de autoridade e poder entre os anjos.

Cada um de nós é governado por um arcano do tarot. Para isso, basta fazer a soma reduzida da sua data de nascimento. Para encontrar esse número final, você deve somar dia, mês e ano de nascimento e simplificá-lo a um único dígito e, assim, descobrir seu regente nas cartas.

A Igreja Católica reconhece a existência de apenas três arcanjos, os três mencionados nas Escrituras: Miguel (“que é como Deus?”) Gabriel (“a força de Deus”) e Rafael (“a medicina de Deus”).

Arcanjo Miguel

Arcanjo Miguel
Considerado o chefe dos arcanjos, foi quem expulsou os anjos maus do Céu e o representante na luta do Apocalipse, comprovando a vitória do bem. É invocado contra os perigos, as forças do mal e os inimigos em qualquer situação.

Segundo a mesma Bíblia os arcanjos são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.

Seu anjo da guarda pessoal está junto de você desde o dia de seu nascimento, até o dia do desencarne. É ele quem vai orientar seu próximo estágio de aprendizado no Eu Superior, junto aos grandes mestres ascensionados, para um possível retorno à Terra. Todas as pessoas têm um anjo da guarda.

São Rafael Arcanjo é considerado o portador da Cura de Deus e também é reconhecido como o chefe dos anjos da guarda, padroeiro dos viajantes e anjo da providência que zela pela humanidade.

Por exemplo, Jeudiel coincide com Jehudiel ou Jegudiel; suas representações mostram que ele é um anjo justiceiro (a coroa para premiar e o chicote para punir).

Seguindo o critério tradicional, são nove (9) os Coros ou Ordens Angélicas: Serafins, Querubins,Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídas em três Hierarquias.

Os serafins, juntamente com os querubins, são responsáveis pelo primeiro movimento (chamado na altura, em latim, primum mobile) do firmamento na conceção medieval cristã do Céu, e são representados pelas estrelas fixas.

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.