Qual é a função de um advérbio?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo , ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

O adjetivo é uma classe de palavras que tem a função de acompanhar e caracterizar o substantivo. O adjetivo serve para indicar uma característica de algo ou de alguém. Adjetivo é uma classe de palavra responsável por acompanhar e qualificar o substantivo.

Como você já sabe, os adjetivos são palavras que caracterizam, delimitam e qualificam o substantivo.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

Advérbio é uma palavra invariável que acompanha e modifica o sentido dos verbos, adjetivos ou outros advérbios. Exemplos: Ele escreveu depressa (o advérbio "depressa" modifica o sentido do verbo "escreveu"). Essa cor é menos feia (o advérbio "menos" caracteriza o adjetivo "feia").

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

função argumentativa do advérbio " justamente " é intensificar a ideia contida no verbo "valorizar", ou seja, é reforçar a afirmação de que a finalidade é valorizar a festa de rua na cidade.

Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras. Locuções adverbiais de afirmação: na verdade, de fato, sem dúvida, por certo, com certeza, etc.

O adjunto adverbial exerce função de advérbio em uma oração, servindo para indicar a circunstância da ação de um verbo ou para intensificar o sentido de um verbo, de um adjetivo ou mesmo de outro advérbio na oração. O adjunto adverbial é um termo acessório na oração.

Na análise sintática, o verbo é a palavra mais importante para a identificação dos demais elementos. Por isso, só ocorre em frase verbal. Uma frase verbal, por sua vez, como o nome indica, é aquela que apresenta verbo. Ex: Saí de casa (sair = verbo).

Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Exemplos: limpo, claro, verde, alegre, chato, invejoso, bonito, usado, problemático,…

Funções sintáticas dos pronomes relativos

  • * Sujeito. Os alunos que se prepararam bem foram classificados. ...
  • * Objeto direto. Chegaram as pessoas que convidei para o evento. ...
  • * Objeto indireto. * Aquelas são as referências bibliográficas de que você precisa. ...
  • * Complemento nominal. ...
  • * Predicativo do sujeito. ...
  • * Agente da passiva.

Observe que, em (1), o substantivo desempenha a função de sujeito da oração. Já em (2), o substantivo age como predicativo do sujeito. Assim, podemos perceber que essa classe de palavras, o substantivo, pode exercer diferentes funções sintáticas dentro das orações. São essas funções que estudaremos neste texto.

Significado de Triste
adjetivo Que demonstra tristeza; que permanece em estado de tristeza; que não possui alegria.

O advérbio denota uma circunstância e, conforme a situação, pode ser classificado como advérbio de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo etc. Vejamos alguns exemplos: Certamente ele estudará para a prova. Talvez viajaremos para a praia nas férias de julho.

Advérbio é uma palavra invariável que pode modificar o sentido de um verbo, de um adjetivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.