Qual é a função de dois pontos?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!

Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc. – Fez tudo conforme o combinado, isto é: saiu acompanhada, fez a denúncia e retornou rapidamente para casa. – Não era inveja: era decepção e vergonha.

Enumerações de palavras que devem ser escritas com letras minúsculas, a exemplo de substantivos próprios; Enumerações com frases longas ou períodos compostos; Quando ocorre mudança de parágrafo, comum em discursos diretos; Em citações.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Significado de exemplo
O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos. Situação da qual é possível tirar um ensinamento ou serventia. Modelo que se assemelha a outra coisa ou pessoa: Maria é um exemplo de virtudes cristãs.

Significado de pontinho
Pequeno ponto, especialmente o que se emprega nas luvas, etc. Pontos de reticência.

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Depois de dois-pontos [ : ] se privilegia o uso da letra minúscula. Dois-pontos é um sinal de pontuação interna. Não termina a frase, apenas introduz uma nova informação. É usado para assinalar uma pequena pausa numa frase que não está concluída.

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa.

Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada. As aspas podem ser duplas ou simples.

Dois pontos ( : )
Os dois pontos são muito usados para introduzir uma enumeração, exemplificação, um comentário ou esclarecimento sobre o que vem antes. Exemplo: “O problema tem nome: a desigualdade”.

As reticências indicam interrupção, hesitação ou uma lacuna a ser preenchida. As reticências são um sinal de pontuação usado para representar uma interrupção ou hesitação no discurso, além de deixar uma lacuna que pode ser completada pela imaginação do leitor. É muito frequente na linguagem literária e jornalística.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Uso de vários pontos de interrogação
Em textos literários ou informais, é comum o uso de dois ou mais pontos de interrogação, para reforçar a noção de dúvida presente na frase. Esse uso, no entanto, não se aplica a textos argumentativos e escritos em norma-padrão.

Significado de Exemplo
Citação de um autor mencionada para fundamentar uma regra ou uma opinião: é preciso provar seus argumentos com exemplos. Aquilo que serve de lição: castiguei-o para exemplo.

Conceito significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. O termo "conceito" tem origem a partir do latim “conceptus” (do verbo concipere) que significa "coisa concebida" ou "formada na mente".

Aquilo que serve de exemplo e modelo: 1 amostra, exemplo, arquétipo, exemplificador, modelar, modelo, molde, padrão, paradigma, paradigmal, paradigmático, protótipo, traslado.

Não existe muito mistério: o nome “WhatsApp” é apenas um trocadilho com o termo “What's Up” em inglês, que significa algo como “e aí” ou “beleza”.

Há várias maneiras de fazer isso: propor leituras, pedir produções de texto, organizar a reescrita de histórias e solicitar que as crianças revisem os próprios textos. Com isso, elas podem notar as regularidades e perceber quando as regras fazem sentido, como a proibição do uso da vírgula entre o sujeito e o predicado.

Usos do travessão

  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.