Qual é a função das fímbrias?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Função das fímbrias: Fixar as bactérias ao substrato e em outras células. Pili sexuais normalmente são mais longos que as fímbrias, havendo um ou dois por célula. Pilus vem do Latim, que significa pêlo, cabelo.

Os pili são microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies Gram-negativas. Têm funções de ancoramento da bactéria ao seu meio e são importantes na patogénese. Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos.

Há dois tipos de fímbrias. As fímbrias comuns são curtas, finas e rígidas, e têm função de dar a aderência para a bactéria em sua locomoção e temos tambem as fímbrias sexuais que são maiores e servem de canais para a transferência unidirecional de DNA entre células bacterianas no processo de conjugação.

O que são as fímbrias? As fímbrias são conhecidas como os cílios das tubas uterinas. Mas antes de falarmos sobre elas especificamente, precisamos apresentar o órgão que ela faz parte. As tubas uterinas fazem parte do sistema reprodutor feminino, tendo uma conexão direta com o útero e uma proximidade dos ovários.

Infundíbulo: extremidade da tuba, que se abre próximo ao ovário. É nessa última porção que se localizam as fímbrias, espécies de franjas que se abrem na cavidade do peritônio por meio de uma abertura denominada óstio abdominal. As fímbrias se movimentam, conduzindo o ovócito para o interior das tubas.

Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. Nessas células, fica clara a função do flagelo, que é garantir que a célula reprodutiva masculina encontre a célula reprodutiva feminina para que ocorra a fecundação.

A função das fímbrias é de aderência, favorecendo a colonização do hospedeiro.

As bactérias Gram-positivas são classificadas pela cor que adquirem após aplicação de um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-positivas adquirem coloração azul quando essa coloração é aplicada a elas. As outras bactérias adquirem coloração vermelha. Elas são chamadas de Gram-negativas.

A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora.

Os flagelos e alguns pili são utilizados para locomoção, as fímbrias auxiliam a célula a aderir a superfícies, e os pili sexuais são utilizados para troca de DNA.

Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.

RESP=Fímbrias são apêndices filamentosos protéicos, menores, mais curtos e mais numerosos que os flagelos. Eles podem funcionar como sítios receptores de bacteriófagos e como estruturas de aderência às células de mamíferos e a outras superfícies.

Nutrição das Bactérias
A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos.

A principal característica dos seres procariontes, como as bactérias, é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA ou material genético do restante do conteúdo celular.

NÃO É VERDADEIRA: elas podem ser usadas para motilidade.

A cápsula bacteriana tem diversas funções: protege a célula da desidratação e de materiais tóxicos do ambiente (metais pesados, radicais livres) e promove a concentração de nutrientes na superfície da célula bacteriana. Também contribui para a aderência das bactérias às células e a superfícies.

A parede celular bacteriana é uma estrutura rígida que recobre a membrana citoplasmática e confere forma às bactérias. Ela é constituída por ácido diaminopimérico (DPA), ácido murâmico e ácido teicóico além de aminoácidos, carboidratos e lipídeos.

Fímbrias. Também conhecidas como “pili”, estas estruturas são microfibrilas (curtas e finas) protéicas, características das bactérias gram-negativas e diferentemente dos flagelos, não servem para locomoção, mas para adesão. Existe ainda um tipo específico de fímbria, a sexual.

O corpo do útero tem três camadas:

  • A camada interna ou de revestimento chamada endométrio.
  • A serosa que é a camada de tecido que cobre a parte externa do útero.
  • No meio há uma camada espessa de músculo que é o miométrio. Essa camada muscular é necessária durante o parto.

O tecido endometrial tem como função abrigar e nutrir o embrião nos primeiros estágios da gestação, garantindo que a nidação ocorra e que o óvulo fecundado seja nutrido até que a placenta esteja formada e possa transportar oxigênio e nutrientes da mãe para o feto.