Qual é a função da zona pilosa?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Zonas Pilosas, em Biologia, é uma região da raiz das plantas onde se situam os pêlos radiculares responsáveis pela absorção da água e sais minerais que farão parte da seiva bruta. Estão situadas geralmente, acima da zona de distensão, onde a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.

A epiderme é a camada mais externa. Ela é responsável pela absorção de água e nutrientes do solo e pela proteção da raiz. É formada por uma camada única de células e apresenta estruturas chamadas de pelos radiculares.

A extremidade da raiz, também chamada de zona de multiplicação celular, é onde está localizada a região do meristema apical, ou seja, com células com grande capacidade de divisão. Essa porção é envolta por uma camada de células que recebe o nome de coifa.

A função principal dos frutos é revestir e proteger as sementes enquanto o embrião ainda está se desenvolvendo.

Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.

Significado de Pilosa
Pilosa é o feminino de piloso. O mesmo que: cabeluda, peluda.

Modo de usar: Aplicar nas áreas afetadas, duas a três vezes ao dia, exceto em zonas pilosas, como por exemplo, bordas do couro cabeludo na nuca, zona peluda do púbis.

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.

A zona de maior absorção de íons é a zona pilífera (Figura 2), a qual só está presente em raízes novas como a radícula e as raízes secundárias das dicotiledôneas ou as raízes seminais e nodais das monocotiledôneas.

Zona pilífera: Denominada também como zona de absorção. Tem a função de absorver água e sais minerais do solo que formarão a seiva da planta. É caracterizada pela presença de pelos responsáveis pela absorção. Zona suberosa: É a ramificação da raiz, responsável pelo aumento da área de absorção.

Partes da raiz
A raiz apresenta quatro partes básicas: coifa, região lisa ou de distensão, região pilífera ou de absorção, e região de ramificação.

As raízes são órgãos encontrados em plantas vasculares que permitem sua fixação ao substrato e possuem ainda as funções de absorção, condução e reserva de nutrientes.

A coifa serve, principalmente, para eliminar o ar do ambiente – pela função exaustor – retirando e enviando para o exterior gordura e tudo que houver no ar. Já o depurador, pega o ar do ambiente e purifica para depois devolvê-lo.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

Flores. A flor é uma folha diferente das outras, podendo ser de vários formatos, tipos e cores. Elas são responsáveis por realizar a reprodução das plantas por meio de duas partes: o Gineceu (parte feminina) e o Androceu (parte masculina).

ovário

O fruto é o ovário maduro da flor das angiospermas. Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, e os óvulos, as sementes.

Zona de crescimento é quando ocorre todo o aumento no comprimento ósseo, ou seja o aumento da estatura. Sua função básica é a de síntese (formação) do tecido ósseo.

Podemos classificá-las basicamente quanto ao habitat: Subterrâneas, Aéreas e Aquáticas.