Qual é a função da vitamina B6 no organismo?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Ela é muito importante para o metabolismo das proteínas, gorduras e glúcidos. Entre os benefícios proporcionados pela vitamina B6 listam-se a capacidade de estimular a função hepática, atuar na formação dos glóbulos vermelhos, manter a função normal dos nervos e atuar positivamente nas reações químicas de proteínas.

A vitamina B6 está envolvida em uma série de reações químicas importantes para o sistema nervoso central, sendo essencial para o funcionamento do nosso organismo e atuando através da corrente sanguínea. Participa ativamente não só da parte cerebral, mas também tem sua importância no metabolismo e na função hormonal.

Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, concluiu que tomar vitamina B6 antes de dormir pode ajudar a se lembrar dos seus sonhos.

Sintomas da deficiência de vitamina B6
Em adultos, a deficiência de vitamina B6 pode causar inflamação da pele (dermatite) e erupção cutânea avermelhada, gordurosa e escamosa. As mãos e os pés podem ficar entumecidos e com sensação de formigamento.

Vitamina B12

Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³. Magnésio: acredita-se que aumenta a secreção de melatonina promovendo o início do sono, principalmente em indivíduos com casos de deficiência ou insuficiência deste mineral³.

Vitamina B6 contribui para redução de ansiedade e depressão, aponta estudo. O uso de vitamina B6 pode contribuir para a redução de sentimentos de ansiedade e depressão, de acordo com estudos recentes.

A deficiência de vitamina B6 geralmente é causada por fármacos que inativam a piridoxina (p. ex., isoniazida), desnutrição proteico-calórica, má absorção, alcoolismo ou perda excessiva.

Tomar doses muito elevadas de vitamina B6 pode danificar os nervos (um quadro clínico denominado neuropatia. Infecções, toxinas, medicamentos, câncer, deficiências nutricionais, diabetes, doenças autoimunes... leia mais ), causando dor e dormência nos pés e nas pernas.

O quantidade de suplemento de vitamina B6 varia de acordo com o objetivo do uso:

  1. Como suplemento nutricional: tomar de 40 a 200 mg por dia;
  2. Deficiência causada pelo uso de isoniazida: tomar de 100 a 300 mg/dia;
  3. Em caso de alcoolismo: tomar 50 mg/dia, durante 2 a 4 semanas.

A deficiência de nutrientes como ferro, ácido fólico, zinco e vitamina B12 pode estar envolvida no desencadeamento de alterações de humor, transtornos de ansiedade e problemas de concentração e sono, dificultando a eficiência dos tratamentos farmacológicos e devendo ser avaliada durante o acompanhamento do paciente.

A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

Uma alimentação saudável e variada fornece as quantidades adequadas de vitamina B6 para manter o bom funcionamento do organismo. Por isso, a sua suplementação só é indicada em casos de carência dessa vitamina.

Entre os benefícios proporcionados pela vitamina B6 listam-se a capacidade de estimular a função hepática, atuar na formação dos glóbulos vermelhos, manter a função normal dos nervos e atuar positivamente nas reações químicas de proteínas.

Falta de vitamina C
Essa deficiência de vitamina pode causar queda de cabelo ou cabelos quebradiços e fracos. A vitamina C é necessária para o desenvolvimento e reparo de todos os tecidos do seu corpo. Ajuda na produção de colágeno, a proteína essencial para uma pele e cabelos saudáveis.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso.

Confira como aumentar o sono profundo:

  1. 1 – Tenha hábitos regulares. ...
  2. 2 – Mantenha a temperatura do ambiente baixa. ...
  3. 3 – Adeque o ambiente. ...
  4. 4 – Não fique acordado na cama esperando o sono. ...
  5. 5 – Exponha-se à luz do sol.
  • 1) Tenha horários regulares.
  • 2) Mantenha a temperatura baixa.
  • 3) Durma no escuro.
  • 4) Não fique acordado na cama.
  • 5) Limite o álcool e a cafeína.

Complexo B
Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.