Qual é a função da vesícula?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.

Alimentação após a retirada da vesícula biliar
Durante as primeiras semanas, normalmente, o paciente pode comer de tudo, menos alimentos muito gordurosos, como chocolate, queijos amarelos, coco, amendoim, carne vermelha, entre outros. Mas essa restrição não costuma ser definitiva.

Entre os sintomas mais comuns da doença estão náuseas, vômitos, desconforto abdominal, intolerância a alimentos gordurosos, gases, inchaço, gosto amargo na boca e dor de cabeça. Há ainda quem reclame de cólicas e dores pontuais nas costas. E também quem não tenha sintoma algum.

A cirurgia de retirada da vesícula biliar provoca alterações no metabolismo. Com isso, o ganho de peso é um efeito colateral comum do pós-operatório. Porém, em alguns casos, o paciente engorda porque volta a consumir uma grande quantidade de alimentos gordurosos.

Pão pode comer, porem com moderação. Já o ovo e alimentos gordurosos é aconselhável comer com parcimônia, uma vez que é comum ter diarreia, nas primeiras semanas ao ingerir alimentos gordurosos.

Após a cirurgia de retirada da vesícula deve-se evitar: carnes vermelhas, bacon, tripas, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, carne enlatada, peixes enlatados em óleo, leite e derivados integrais, requeijão, manteiga, chocolate, côco, amendoim, sorvete, bolos, pizza, sanduíches de fast foods, frituras ...

Na verdade isso é bastante comum pós colecistectomia e tende a melhorar. O fígado após alguns dias regulariza a liberação de bile no intestino e então este sintoma melhora sem necessidade de fazer nada. O profissional que deve procurar é exatamente o mesmo que fez sua cirurgia, o seu médico.

O período de recuperação após uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar depende do perfil de cada paciente e das atividades profissionais exercidas. Recomendamos o afastamento para repouso físico por um período de 7 a 15 dias.

A maioria dos pacientes que é submetida à colecistectomia tem uma vida normal após a cirurgia, mas alguns sintomas como gases e fezes amolecidas podem aparecer após a ingestão de alimentos gordurosos.

Isso é mito. Não existe correlação entre a colecistectomia e ganho de peso.

Fezes pálidas e urina escura
A cor amarronzada das fezes é conferida pela bilirrubina, um pigmento presente na bile. Assim, quando a vesícula não consegue liberar essa substância para o intestino devido à presença das pedras, as fezes tendem a ficar mais claras.

Sintomas de vesícula inflamada
Dor aguda no lado direito do abdome. Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas. Vômitos frequentes.

Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras. Quando não ocorre a excreção adequada da bile, há acúmulo de bilirrubina no sangue e a presença de icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas).

Normalmente há um desbalanço na descarga de bile ao intestino nos primeiros meses após a cirurgia o que poderia levar aos sintomas de inchaço abdominal, cólicas, diarréia, gases etc.

Olá! O valor depende muito de fatores como o hospital onde será realizada, se há como utilizar parcialmente o convênio e a equipe cirúrgica em questão. No geral, entre hospital e honorários pôde-se chegar a 8.000, 10.000 reais ou mais.

A diarréia após a retirada da vesícula é comum nos primeiros dias, uma vez que a ausência do órgão faz com que a bile chegue ao intestino de forma mais rápida causando tais sintomas. Porém com o passar dos dias o corpo vai se adaptando e o sintoma melhorando!

O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.