Qual é a função da Vara?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Varas – A vara judiciária é o local ou repartição que corresponde a lotação de um juiz, onde o magistrado efetua suas atividades.

A vara e o cajado podem ser certamente definidos como ferramentas de proteção e orientação, respectivamente. O bordão afastava os predadores; o cajado era uma ferramenta de orientação com um gancho em uma extremidade para segurar uma ovelha ao redor de seu peito.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Você sabe o porquê se chama “vara” o lugar onde o juiz trabalha? A vara tem sua origem na fasces da Roma Antiga, de origem Etrusca. Fasces era uma espécie de bastão utilizado para abrir caminho na multidão para dar passagem aos magistrados.

O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga. Assim diz a sabedoria do Provérbios 13.24 (Almeida Corrigida Fiel). “Odiar” certamente soa forte aos ouvidos modernos.

"Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).

O texto de Provérbios 13:24 é o verso geralmente mencionado quando o tema é relacionado com as Escrituras: “O que retém a vara aborrece seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.”

Veja cinco dicas práticas que podem te ajudar:

  1. Só cobre da criança o que foi combinado. Tenha sempre em mente que para a criança ser cobrada, ela precisa primeiro saber que aquilo é errado. ...
  2. Aja de cabeça fria. ...
  3. Use as palavras certas. ...
  4. Corrija apenas por atos intencionais. ...
  5. Não corrija em público.

Nesse sentido, a vara era o principal instrumento de proteção. Já a palavra “cajado” traduz um vocábulo hebraico que significa “apoio” ou “suporte” e se refere ao cajado usado pelo pastor como auxílio para caminhar e também como instrumento para orientar as ovelhas.

A vara de Moisés simbolizava, em primeira instância, "o poder e a operação de Deus" (Ex 9.15). Mas, também simbolizava "o Forte Braço e as Mão de Deus estendida" (Ex 3.20; 6.1,6; 9.15; 14.31). A vara por si não possuía nenhuma virtude, era apenas o instrumento pelo qual Deus tornava manifesto seus milagres.

A vara e o cajado eram os instrumentos do pastor para guiar, corrigir e proteger as ovelhas. Deus é como um pastor com um cajado: Ele nos ajuda a encontrar o caminho certo, corrige nossos erros e nos protege dos ataques do inimigo (Salmos 23:4).

Na antiguidade a vara, o cajado ou bordão, era utilizado por parte dos patriarcas. Era um costume na cultura oriental. Ele representava parte de sua identidade. Porque era uma maneira em que se registrava uma figura de autoridade.

b) o cajado é utilizado para que as ovelhas machucadas sejam trazidas até os braços do/a pastor/a ou para erguer aquelas que caíram. Com a parte de cima do cajado, que tem o formato de um gancho, o/a pastor/a estica o cajado e com o “gancho” pega a ovelha e recolhe aos seus braços.

Introdução: A ênfase dada aos israelitas para terem um cajado na mão ao deixar o Egito tinha dois grandes elementos significativos: O cajado era o símbolo do peregrino que viajava. Era o símbolo visível do poder de Deus durante o êxodo e a jornada no deserto.

O que são varas?

  • Vara da Infância e Juventude;
  • Vara do Trabalho;
  • Vara da Fazenda Pública;
  • Vara Cível;
  • Vara da família;
  • Vara criminal.

No judiciário o advogado atua em processos litigiosos e também ações consensuais em que há menores de 18 anos e incapazes. Nos processos litigiosos de família [ou seja, quando a ação se instaura na justiça] o advogado é procurado para defender os interesses do seu cliente perante o Poder Judiciário.

Esta sala também é denominada Vara. Já o ofício ou cartório da Vara é o setor onde ficam os serventuários da justiça, auxiliando aquele juiz para movimentação do processo, publicações, guias, andamentos básicos que não são praticados pelo juiz.

O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.

Podemos usar a vara de correção? A bíblia nos diz claramente: O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o corrige – Provérbios 13:24. Não entenda mal, ou queira desmerecer as escrituras, pois de modo algum a bíblia aqui está defendendo o abuso infantil.

Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.