Qual é a função da valva?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

As valvas ou válvulas atrioventriculares são estruturas localizadas entre os átrios e os ventrículos, separando as câmaras cardíacas, e têm como função de impedir o refluxo (retorno) sanguíneo.

Ficou estabelecido que o termo latino valva deve ser restrito às quatro estruturas cardíacas, enquanto que valvula denomina as demais estruturas vasculares e viscerais e também os componentes da valva. Assim, de acordo com a convenção dos anatomistas, em latim, a valva possui valvulas.

A válvula tricúspide é uma das quatro válvulas do nosso coração. Na verdade, é a maior deste órgão. A sua função passa por “controlar o fluxo entre a aurícula direita e o ventrículo direito, que são as câmaras cardíacas do lado direito do coração.

A valva mitral está localizada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Sua função é permitir a passagem do sangue do átrio para o ventrículo e evitar que este sangue reflua para o átrio quando o ventrículo se contrai.

As valvas TRICÚSPIDE e MITRAL estão inseridas em um anel fibroso usualmente não contínuo ao nível da transição atrioventricular. São constituídas por cúspides de tamanho e extensão variáveis, presas por cordas tendíneas aos músculos papilares (ou, como na tricúspide, direto na superfície do septo ventricular).

Se interpõem entre átrios e ventrículos bem como nas saídas das artérias aorta e artéria pulmonar.

Entre o átrio direto e o ventrículo direito existe a valva tricúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo existe a valva mitral. Entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar está a válvula pulmonar e entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta está a válvula aórtica (GUYTON; HALL, 2006).

Cada valva é formada duas ou três válvulas (formações membranosas - cúspides). Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar.

A peça ou cada uma das peças que compõem a concha dos moluscos. 2. Bot. Segmento destacável resultante da abertura de um fruto maduro, como p.

Válvula pulmonar é a válvula que separa o ventrículo direito cardíaco do tronco da artéria pulmonar. Se encontra aberta na sístole cardíaca, permitindo a passagem do sangue do ventrículo para a circulação pulmonar.

A válvula mitral situa-se na abertura entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A válvula mitral se abre para permitir que o sangue do átrio esquerdo encha o ventrículo esquerdo e se fecha enquanto o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue somente para dentro da aorta sem voltar para o átrio esquerdo.

Também designada sigmoide, é uma válvula que se encontra na base das artéria aorta e artéria pulmonar e impede que o sangue volte ao coração.

Ventrículos: apresentam paredes mais grossas — uma característica importante, uma vez que sua contração garante que o sangue siga para os pulmões e outras partes do corpo. A contração do ventrículo direito impulsiona-o em direção aos pulmões, enquanto a do esquerdo garante o seu impulso ao restante do corpo.

O VENTRÍCULO ESQUERDO recebe o sangue do ÁTRIO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL, e em seguida bombeando sangue oxigenado para todo o corpo, que passará através da VÁLVULA AÓRTICA para a ARTÉRIA AÓRTA. Algumas doenças podem fazer crescer o CORAÇÃO e suas câmaras, podendo comprometer sua eficiência.

A válvula aórtica é uma estrutura muito importante. Ela controla a saída de sangue do ventrículo esquerdo do coração, como uma porta. Assim, ao abrir e fechar, permite que o sangue siga apenas em direção à artéria aorta – evitando refluxos.

O sangue é direcionado pelo coração através das válvulas. Quando os átrios se contraem, as válvulas nessas câmaras superiores (válvula tricúspide e válvula mitral) se abrem e permitem que o sangue flua para os ventrículos.

“A insuficiência valvar acontece quando uma das quatro válvulas do coração torna-se incompetente na sua função de fechar, permitindo o refluxo de sangue. Esse refluxo, com o passar do tempo, pode levar à falência de bomba do coração” – Dr.

Seu coração tem quatro válvulas: a valva mitral e a válvula aórtica no lado esquerdo do coração e a válvula tricúspide e a válvula pulmonar no lado direito do coração. Para que o sangue se mova adequadamente através do seu coração, cada uma dessas válvulas deve abrir e fechar corretamente quando o coração bate.