Qual é a função da rubricas?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático.

Uma Rubrica é uma ferramenta de avaliação para comunicar expectativas de qualidade. Rubricas são tipicamente compostas de linhas e colunas. As linhas são usadas para definir os diversos critérios sendo utilizados para avaliar uma tarefa. As colunas são usadas para definir níveis de desempenho para cada critério.

As rubricas (também chamadas “indicações de cena” e "indicações de re- gência") descrevem o que acontece em cena; dizem se a cena é interior ou exterior, se é dia ou noite, e o local em que ela transcorre.

Uma rubrica é uma ferramenta avaliativa que tem como função definir e explicitar as expectativas de aprendizagem em relação a uma determinada tarefa, por meio de uma tabela a que todos os estudantes têm acesso.

– Não precisa assinar, basta uma... «rubrica» ou «rúbrica»? A forma correta é rubrica. Esta é uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba (-bri-) e, em geral, as palavras graves não levam acento gráfico.

Geralmente, para fazer a rubrica, se adota apenas o primeiro nome ou a união das primeiras letras do nome e dos seus sobrenomes. Como resultado, a rubrica fica com o aspecto de um pequeno desenho ou apenas de algumas letras unidas.

O fato é o inverso: devemos escrever sem acento, porque rubrica é um vocábulo paroxítono (pronúncia normal para uma palavra terminada em “a”).

Como utilizar a avaliação por rubricas
Na sua montagem, o professor deve estabelecer critérios objetivos para facilitar a compreensão do aluno. Nesse sentido, outra dica é compartilhar as rubricas com a turma antes do início do projeto. Dessa maneira, os estudantes terão mais controle do processo de aprendizagem.

Existem dois tipos de rubricas disponíveis para uso: Rubricas holísticas - rubricas com critério único (unidimensional) usadas para avaliar o desempenho geral dos participantes em uma atividade ou item com base em níveis de desempenho predefinidos.

Conheça os 4 tipos de avaliação

  1. Avaliação diagnóstica. A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. ...
  2. Avaliação formativa. ...
  3. Avaliação somativa. ...
  4. Avaliação comparativa.

PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.

O texto teatral é um texto que apresenta na maioria das vezes o discurso direto e serve para o elenco de um espetáculo teatral ter como base, e saber de todas as ações que acontecerão. Sua parte narrativa é bem resumida, e estas são chamada de rubricas. Na maioria dos casos o texto dramático não apresenta um narrador.

Rubrica é uma palavra ou parte de um texto que é tradicionalmente escrita ou impressa em tinta vermelha para destacá-la. A palavra deriva do latim Rubrica, ou seja, ocre vermelho ou giz vermelho, e tem origem nos manuscritos iluminados da Idade Média, especialmente do século XIII ou anterior.

ru·bri·ca |brí|
Letra ou linha inicial de um capítulo escrita em vermelho, em códices antigos.

Em outras palavras, a avaliação por rubrica consiste em um modelo de avaliação de parâmetros, o qual visa identificar se as expectativas de aprendizagem foram atingidas, além de demonstrar essas informações com fácil visualização, o que é positivo tanto para o professor quanto para os alunos.

1) Pequena anotação ou comentário acerca do que se observou, leu ou deve ser memorizado; apontamento, lembrete, nota; 2) Indicação geral do assunto e/ou da categoria de algo; 3) Nos an gos códices, letra ou linha inicial e capítulo escrita em vermelho (em rubro, daí “rubrica'); 4) Conjunto de prescrições e normas que ...

Geralmente, o registro da rubrica é feito quando há uma exigência por parte de uma lei específica. Além da abreviação, no momento do registro, também é preciso registrar a assinatura manuscrita. Logo, toda vez que a pessoa registrar um contrato em um cartório, poderá garantir que a assinatura e a rubrica são oficiais.