Qual é a função da porta?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

A função da porta é então a de controlar a entrada para impedir a superlotação do local, preservando assim o bem-estar daqueles que aí se encontrarão.

1. Abertura para entrar ou sair. 2. Peça que fecha essa abertura.

As portas de Entrada/Saída - I/O (Input/Output) servem para receber e passar informação para fora, para periféricos em geral, utilizando protocolos de comunicação.

A porta de madeira é a opção mais buscada para compor a entrada de uma casa. E essa preferência tem motivo: só ela é capaz de aliar beleza única com durabilidade e resistência, o que oferece segurança para quem mora no local e impressiona todos os visitantes.

Resposta. Origem de porta vem do latim portalis. Vem da palavra em latim também, portum, que significava lugar onde se passaria para outro lugar.

Elas continuam representando segurança e proteção. Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes. O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10, 9-11.

Uma porta de madeira é composta por várias partes, como folha, batente e os acessórios que a complementam como dobradiça, puxador, fechadura e outras partes. É muito importante conhecer bem essas partes para saber fazer a compra correta da porta, bem como a melhor forma de criar o conjunto de itens que a compõe.

Abertura para entrar e sair de algum lugar: 1 portão, portada, portal, abertura, limiar, ombreira, umbral.

Quanto ao processo de fabricação, existem 3 tipos principais: maciço, oca e semi-oca. As portas de madeira maciça são feitas 100% de madeira, sendo mais indicadas para as portas de entrada. Já as portas de madeira oca e semi-oca são mais simples e menos resistentes, sendo indicadas para as portas internas.

As portas de comunicação são portas lógicas que estabelecem relação entre computadores definindo o tipo de tráfego e protocolos que passam nelas. Um exemplo é a porta 587 para protocolo SMTP. A porta 587 é a padrão para envio de emails. Desta forma, só se pode enviar emails utilizando a porta lógica 587.

A porta saída de emergência é um equipamento que auxilia na prevenção e na proliferação de chamas e fumaça em caso de incêndio, sendo também um meio de segurança para pessoas que estão presentes no local, por promover uma rota de fuga segura e rápida.

Elas são confeccionadas a partir da própria madeira, de maneira pura. Dessa forma, ela se torna um item mais resistente em relação aos outros tipos, de maior qualidade. Normalmente são utilizadas em portas de entrada, mas podem ser colocadas também em outros ambientes da casa, como quartos e banheiros.

A porta de madeira maciça também promove um ótimo isolamento térmico e acústico, deixando do lado de fora o frio e o barulho. O que a torna ideal para casas em grandes centros urbanos. E também em casas no campo, que geralmente são frias.

Reutilizar uma porta como tampo de mesa é um solução simples e que não requer recortes, basta fixar pés ou apoiar sobre cavaletes. Se a porta não for lisa, você pode usar um tampo de vidro para igualar a superfície ou preencher com pastilhas, como na imagem abaixo, uma solução eficiente e charmosa.

Dar uma oportunidade, aceitar a participação de alguém.

Não se sabe ao certo em que ano surgiu a primeira porta, o que se sabe é que se trata de uma possível invensão grega, e que seu inventor é possivelmente Heron, morador de Alexandria, que teria sido pioneiro na técnica de automatização arquitetônica da história.

A Porta do Lixo, Porta dos Resíduos, Porta do Estrume ou Porta do Esterco é, como o nome sugere, a porta através da qual saíam todos os resíduos de Jerusalém.