Qual é a função da ponte?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

As funções da ponte (protuberância) cerebral são variadas e envolvem sono, respiração, deglutição, audição, controle da bexiga, equilíbrio e gustação, entre tantas outras funções motoras.

Tronco encefálico: Ponte
A “ponte”, no tronco encefálico, encontra-se situada entre o mesencéfalo, cranialmente e o bulbo ( ou medula oblonga ) distalmente. Em tal situação anatômica, encontra-se localizada ventralmente ao cerebelo e sobre a parte basilar do osso occipital.

A ponte localiza-se entre o mesencéfalo e o bulbo. Situada ventralmente ao cerebelo, repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela túrcica. Possui inúmeros feixes que convergem e formam o pedúnculo cerebelar médio, um de cada lado, e esses penetra no hemisfério cerebelar correspondente.

O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do SNC responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos.

O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.

O tronco é a parte central do corpo humano, que faz a união entre a cabeça e os membros superiores e inferiores. É formado pelas seguintes partes: Pescoço: faz a união da cabeça com o tronco do corpo e permite a movimentação da cabeça.

Eles podem ser definidos como feixes de fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo, sendo cada fibra formada pelo axônio e pelas bainhas que o envolvem. A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos efetores e de sensibilidade.

Ponte: origina os nervos trigêmeo, abducente, facial e vestibulococlear; Bulbo: origina os nervos glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso.

Ponte: formado por fibras nervosas que conectam várias partes do encéfalo, apresenta como principal função a transferência de informações. Medula oblonga ou bulbo: essa estrutura controla uma série de funções automáticas importantes, tais como o batimento cardíaco e a respiração.

Ponte é a parte do tronco encefálico interposto entre o bulbo e o mesencéfalo. Esta situada ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela túrcica do esfenoide.

O encéfalo é uma região pertencente ao sistema nervoso, e engloba o cérebro, tálamo, mesencéfalo, ponte cerebelo e bulbo. Pesa aproximadamente 1,4kg e sua função principal é processar e integrar as informações nervosas do corpo humano.

Segundo Pfeil (1979) e Marchetti (2008), as pontes podem ser divididas em três partes principais, segundo a sua função: infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. Essa divisão é apresentada na Figura 1. Figura 1. Elementos de uma ponte: infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura.

De um modo geral, podemos distinguir nas pontes as seguintes partes fundamentais: Superestrutura; Mesoestrutura; Infraestrutura; Encontros.

A ponte é um dos principais exercícios com essa finalidade. Em poucas palavras, é uma posição em que deitamos no chão, de barriga para cima, e mantemos nosso quadril suspenso com os joelhos flexionados em 90 graus (na chamada elevação pélvica).

As paredes do metencéfalo formam o cerebelo e a ponte, enquanto que sua cavidade forma a parte superior do 4º ventrículo. Origina-se de espessamentos dorsais das placas alares do metencéfalo.

Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.

A ponte irá atuar no controle da respiração. É o centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e a passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro até a medula; Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga. Seu formato parece um cone e se localiza na parte mais caudal do tronco encefálico.

“A frequência cardíaca de uma pessoa varia ao longo de um mesmo dia, em virtude de diversos fatores, como alimentação, sono, medicamentos, atividades física ou mental, expectativa e até por crises de ansiedade. A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.

O complexo estimulante do coração é formado por células musculares cardíacas especializadas e fibras condutoras, nodo sinoatrial e nodo atrioventricular, capazes de iniciar os impulsos nervosos e conduzi-los por todo o coração, coordenando o ciclo cardíaco (SOBOTTA, 2006).