Qual é a função da parte externa do nariz?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A função da parte externa do nariz é sustentar o osso e a cartilagem hialina, atuando como uma espécie de arcabouço. Essa cartilagem hialina é bem forte e resistente e está presente nas fossas nasais, localizando nas extremidades dos ossos, sustentando todo o nariz.

A parte interna do nariz é chamada de cavidade nasal. Ela está envolvida na respiração, olfato, fala e paladar. A parte externa do nariz possui uma raiz (superior), um ápice (inferior), o dorso, as narinas e o septo nasal que as divide.

Resposta CORRETA é a letra A - É um arcabouço de sustentação para o osso e a cartilagem hialina.

NARIZ EXTERNO
Parte cartilaginosa: Cartilagem do Septo; Cartilagem Alar Maior; Cartilagem Lateral; Cartilagens Alares Menores.

O nariz é estruturado por uma parte óssea e cartilaginosa. A parte óssea é composta pelos ossos próprios nasais, pelo processo nasal do osso frontal, processo ascendente do osso maxilar, pelos ossos vômer e etmoidal. A parte cartilaginosa é composta pelas cartilagem alares, cartilagens triangulares e cartilagem septal.

Os ossos que compõem o nariz são os ossos nasais, processos frontais das maxilas, o osso frontal e a espinha nasal. Por se tratar de uma estrutura delicada, é fundamental que o profissional que realiza as mudanças seja capacitado, habilitado e experiente no segmento.

O nariz é a principal abertura do sistema respiratório, permitindo a inalação de ar para o organismo através de 2 narinas e ajudando a respirar corretamente. As narinas estão protegidas por vários pelos compridos tipo cerdas que impedem a entrada de objetos de grande dimensão nas passagens nasais.

O filtro
Na entrada do nariz, há pelos que retêm partículas pequenas como germes e esporos. As que são ainda menores acabam barradas pelo muco que reveste as narinas. Em seguida, são varridas por pelinhos minúsculos, os cílios, para a região da garganta.

O nariz é formado por uma estrutura de cartilagem hialina, responsável pela sua conformação: Ponta: cartilagem alar. Dorso: cartilagem lateral. Porção interna: septo cartilaginoso.

Os ossos nasais são dois ossos pequenos e simétricos da face (crânio), que constituem a ponte do nariz. Seus limites superiores e corpos formam a ponte do nariz (glabela).

Parte externa do nariz
O dorso do nariz estende-se da raiz até o ápice (ou, ponta) do nariz. A face inferior do nariz é perfurada por duas aberturas piriformes, as narinas (aberturas nasais anteriores), que são limitadas lateralmente pelas asas do nariz.

O nariz é formado por duas cavidades, as narinas, dentro das narinas temos celular produtoras de muco e líquidos, além de pelos, a função principal da parte interna do nariz é de umidificar e filtrar o ar, além de captar patógenos e impurezas.

A cavidade nasal se comunica com o exterior, anteriormente, através da narina, e com a nasofaringe através das coanas.

septo nasal

O septo nasal é uma parede constituída por osso, cartilagem e mucosas que separam uma narina da outra.

O muco é uma secreção natural produzida constantemente pelo nariz, mais especificamente pelas células que recobrem a cavidade nasal. A substância é formada por restos de células, glicoproteínas e, principalmente, por água.

O ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória.

O corneto nasal, também conhecido como concha nasal ou turbina, é uma projeção óssea que está localizada na parede lateral do nariz. Nós temos, normalmente, 3 cornetos de cada lado, mas em alguns casos podem ser 4. Eles são formados por ossos cobertos por uma mucosa chamada de epitélio respiratório.

Depois que o nariz fica ainda mais enfraquecido pela perda de sua estrutura de cartilagem, todo o nariz pode colapsar dinamicamente a cada inspiração. Isso é conhecido como colapso da válvula nasal.

As fibras de colágeno e elastina que compõem o nariz começam a ceder, causando a frouxidão da pele, fazendo com que o tecido se estique. Com a falta de apoio, a ponta sofre uma queda, o que deixa a impressão de que o nariz está maior ou mais largo.

As conchas nasais ou cornetos nasais são estruturas da cavidade interna do nariz e estão localizadas na parede lateral da fossa nasal. A principal função das conchas nasais é umedecer, aquecer e rotacionar o ar respirado, auxiliando no processo de filtragem.